Volvo desenvolve sistema com tecnologia de condução autónoma – IntelliSafe Auto Pilot

0

A fabricante Volvo apresentou ontem novidades no campo da condução autónoma. O IntelliSafe Auto Pilot é o nome do sistema que a marca sueca está a desenvolver e que começará a ser testado publicamente em 2017. O sistema permitirá uma condução livre de mão humana mas apenas de forma parcial e previamente programada. A marca sueca espera começar a comercializar o sistema, integrado nos seus modelos, pelo ano de 2020, colocando-se assim uma meta semelhante à traçada pela Daimler/Mercedes-Benz, que se encontra num avançado estado de desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma nos seus camiões.

*Texto escrito segundo as normas do português do Brasil.

A Volvo apresentou nesta segunda-feira (5) o IntelliSafe Auto Pilot. Trata-se de um sistema que permitirá aos motoristas contarem com o auxílio da condução autônoma por trechos determinados, mas não aleatoriamente. No início de cada viagem, o condutor introduzirá o endereço final e será avisado imediatamente sobre os trechos em que a assistência autônoma estará disponível.

Uma vez iniciado o trajeto, o motorista será informado sobre o momento de acionamento do sistema por meio de alavancas com luzes instaladas no volante do carro. Do mesmo modo, quando o trecho de condução autônoma estiver chegando ao fim, será lançada uma contagem regressiva de sessenta segundos para que a pessoa se prepare para reassumir o comando do veículo.

A ideia é colocar o IntelliSafe Auto Pilot em produção nos próximos anos, mas, antes que isso ocorra, o sistema precisará passar por uma série de testes que atestem sua segurança para a utilização em público. Num primeiro momento, a Volvo selecionou o utilitário esportivo XC90 para servir de protótipo.

Assim, já foi definido que serão usadas 100 unidades do SUV para o início dos testes, programado para 2017. Todas elas percorrerão uma distância aproximada de 50 quilômetros em vias pré-determinadas pela montadora, nas quais será possível experimentar situações do cotidiano.

Vale ressaltar que esses exemplares do XC90 são de proprietários privados que serão recrutados pela Volvo em 2016. A ideia da fabricante é testar o IntelliSafe Auto Pilot até 2019, inserindo o sistema em modelos de produção a partir de 2020.

Por: Rodrigo Furlan | Fonte: Quatro Rodas | Fonte (imagens): Volvo | Fonte (vídeo): Motor 1

Facilite a gestão da sua frota de automóveis e vigie os seus percursos com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply