Volvo quer criar robots carregadores de lixo

0

A fabricante sueca Volvo parece querer acabar com o “trabalho sujo”, ou por outras palavras, criar alternativas à intervenção humana na tarefa de recolha do lixo. É pelo menos esse o objetivo de uma nova parceria que encetou com diversas universidades e uma empresa de reciclagem e gestão de desperdícios, no âmbito da qual a sueca planeia criar robots que carreguem autonomamente o lixo.

Para a Volvo, os camiões de lixo do futuro poderão ser operados, em parte, não por pessoas, mas antes por robots autónomos carregadores de lixo. Nesse sentido, a marca sueca desenvolve atualmente uma investigação conjunta com a Universidade Técnica de Chalmers, a Universidade de Mälardalen (ambas localizadas na Suécia), a Penn State University (nos Estados Unidos) e a Renova, uma empresa sueca de reciclagem e gestão de desperdícios.

O objetivo da colaboração é criar um robot que, com a ajuda das instruções que lhe são dadas pelo sistema operativo de um camião do lixo, consiga, automaticamente, coletar e encaminhar o lixo em bairros e zonas residenciais.

Imagem ilustrativa do ROAR divulgada pela Volvo.Designado ROAR – Robot-based Autonomous Refuse handling (traduzindo para português será algo como “Autómatos robóticos Manuseadores de lixo”), o projeto procurará demonstrar que, num futuro muito próximo, a sociedade utilizará máquinas e mecanismos inteligentes que a auxiliem a executar uma ampla variedade de tarefas – entre as quais, claro está, a recolha de lixo.

A cada um dos centros de pesquisa universitários que participam no projeto foi atribuída uma parte do desenvolvimento do ROAR. A tecnologia será testada já em 2016 num veículo desenvolvido pela Renova.

Fonte: Volvo

Proteja as suas máquinas no presente com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply