Volvo Concept Truck : O protótipo que reduz consumos até 30%

0

Volvo Concept Truck, é este o resultado da parceria estabelecida entre a Volvo Trucks e a Agência de Energia da Suécia, que durante cinco anos trabalharam no desenvolvimento deste camião com capacidade para reduzir os níveis de consumo de combustível até 30%.

A eficiência é a palavra-chave neste camião que apresenta um design com linhas otimizadas em cerca de 40% no que diz respeito às condições aerodinâmicas do trator e do semirreboque, tal como refere o responsável de desenvolvimento de projeto da Volvo Trucks, Ake Othzen “Modificamos todo o conjunto e otimizámo-lo para uma aerodinâmica melhorada tanto quanto possível”

Volvo Concept Truck, é camião protótipo desenvolvido pela Volvo Trucks com capacidade para reduzir os níveis de consumo de combustível até 30%. Volvo Concept Truck, é camião protótipo desenvolvido pela Volvo Trucks com capacidade para reduzir os níveis de consumo de combustível até 30%.

“Por exemplo, utilizamos câmaras em vez de espelhos retrovisores. Isto reduz a resistência ao ar e, por isso, é necessária menos energia para fazer deslocar o camião,” acrescenta.

Além das melhorias aerodinâmicas, o protótipo recebeu novos pneus de baixa resistência. O semirreboque pesa menos duas toneladas do que um semirreboque convencional, o que se traduz na possibilidade de redução do consumo de combustível ou no aumento da capacidade de carga. O projeto também inclui melhorias na cadeia cinemática. O conjunto articulado foi testado nas estradas suecas no outono de 2015.

Dado que se trata de um projeto de investigação não estará disponível comercialmente, mas algumas das caraterísticas aerodinâmicas já foram implementadas em veículos de produção e algumas destas soluções poderão vir a ser adotadas no futuro.
 

Por: Carlos Moura | Fonte : Transportes em Revista (adaptado)

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply