Volvo otimiza aderência e consumo de combustível de com a nova função de Elevação do Eixo Tandem (com vídeo)

0

A Volvo Trucks tem apresentado nos últimos meses uma panóplia de novas soluções e funcionalidades que visam melhorar o desempenho e pragmatismo dos seus camiões, mas também o conforto de quem os conduz. A mais recente delas é a Elevação do Eixo Tandem, uma função que possibilita a desativação e elevação do segundo eixo motriz, dotando assim o pesado de uma melhor aderência ao piso e minorando o consumo de combustível em até 4% quando o camião é conduzido sem (ou com pouca) carga.

A Volvo Trucks acaba de lançar a Elevação do Eixo Tandem. Esta nova função foi concebida para transportes pesados com cargas transportadas numa direção e viagens de regresso sem carga, por exemplo, quando se transporta madeira ou em operações de construção ou de transporte a granel.

“Com a Elevação do Eixo Tandem, o segundo eixo motriz pode ser desativado e as rodas elevadas quando o camião é conduzido vazio. Isso proporciona muitas vantagens, sendo a mais importante a poupança de combustível. Conduzir com o segundo eixo motriz elevado poupa até 4 por cento de combustível em comparação com ter todos os eixos em baixo”, diz Jonas Odermalm, diretor do segmento de construção da Volvo Trucks.

A Elevação do Eixo Tandem é uma função útil em contexto de obras e trabalhos pesados, onde frequentemente as viagens de regresso se fazem com pouca ou nenhuma carga. Na imagem vemos a função a ser ativada durante a marcha do camião.

(clique para aumentar)

Substituindo o diferencial no primeiro eixo motriz por uma embraiagem (de dentes), o segundo eixo motriz pode ser desativado e elevado. Assim, o motorista tem acesso à potência e capacidade de dois eixos motrizes (6X4) e também à melhor capacidade de manobra de um único eixo motriz (4X2). Além disso, conduzir com o segundo eixo motriz elevado também reduz o ângulo de viragem em um metro, desgastando menos os pneus e os sistemas de suspensão.

“A Elevação do Eixo Tandem é perfeita para transportes em que as condições do piso ou os pesos brutos dos veículos exigem um camião com dois eixos motrizes, mas em que o veículo regressa vazio ou pouco carregado na direção oposta. Em superfícies escorregadias ou macias, o motorista pode aumentar a pressão sobre o primeiro eixo, elevando o segundo eixo motriz, o que resulta numa melhor aderência e reduz o risco de ficar preso”, explica Jonas Odermalm.

A Elevação do Eixo Tandem também proporciona ao motorista um maior conforto quando o camião é conduzido sem carga, o que, em muitos casos, corresponde a 50 por cento do tempo de trabalho. O ruído no interior da cabina é reduzido as vibrações no volante diminuem quando apenas os pneus de um eixo motriz estão em contacto com a estrada.

A Elevação do Eixo Tandem está disponível para o Volvo FM, Volvo FMX, Volvo FH e Volvo FH16.

Fonte: AutoSueco

Facilite a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply