UE pede à Croácia que explique bloqueio a camiões na fronteira com Sérvia

0

A União Europeia (UE) solicitou à Croácia “esclarecimentos urgentes” sobre a decisão de bloquear passagem de camiões na fronteira com a Sérvia, por forma a travar a chegada de migrantes. Uma porta-voz da UE afirmou que este bloqueio de camiões levanta “graves questões”. A Croácia está a estudar a possibilidade de levantar o bloqueio dentro de pouco tempo.

“A nossa primeira avaliação” das restrições à circulação impostas desde segunda-feira por Zagreb ao longo da fronteira com a Sérvia é que “levantam algumas questões graves”, afirmou a porta-voz da Comissão dos Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic.

“Neste contexto particular, pedimos esclarecimentos urgentes às autoridades croatas”, adiantou.

Pouco depois, o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, declarou estar a analisar a possibilidade de “hoje ou amanhã (sábado)” levantar o bloqueio da fronteira com a Sérvia.

“Estou em consultas intensivas com os meus colaboradores sobre a anulação, hoje ou amanhã, das medidas que tivemos de tomar” na fronteira com a Sérvia, declarou Milanovic à imprensa.

No início da semana, a Sérvia queixou-se a Bruxelas de que as restrições croatas violavam os termos do Acordo de Estabilidade e Associação que Belgrado assinou em 2013 como um primeiro passo para a adesão ao bloco europeu.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, telefonou hoje de manhã aos primeiros-ministros dos dois países, cujas relações nunca estiveram tão tensas desde a guerra nos anos 1990.

Mogherini pediu aos dois vizinhos que tivessem uma “abordagem construtiva que permita resolver esta questão e restabelecer os fluxos comerciais”, precisou Kocijancic.

À medida que a crise dos migrantes se aprofundou com centenas de milhares de pessoas a tentarem entrar na UE, a Hungria fechou a sua fronteira com a Sérvia, num esforço para deter o fluxo.

Os migrantes, na sua maioria sírios, determinados em continuarem para norte para chegarem à Alemanha, viraram-se para a Sérvia que os encaminhou para a Croácia.

Depois de uma receção calorosa inicial, a Croácia disse não poder lidar com o fluxo de migrantes e fechou os pontos de passagem na sua fronteira com a Sérvia.

Fonte: LUSA

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply