Túnel do Marão tem meio milhão de euros de receita em portagens num mês

0

No primeiro mês de funcionamento, o Túnel do Marão foi utilizado por cerca de 332 mil veículos, resultando numa receita de cerca de meio milhão de euros em portagens, anunciou a Infra-estruturas de Portugal (IP).

A empresa frisou, em comunicado enviado à agência Lusa, que, “desde o início da entrada em exploração do empreendimento do Túnel do Marão, foi já obtida uma receita de cerca de 500 mil euros com portagem”.

As portagens cobradas na nova auto-estrada vão dos 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

No primeiro mês de funcionamento, o Túnel do Marão foi utilizado 332 mil veículos, resultando numa receita de cerca de meio milhão de euros em portagens

A IP considerou que “o elevado nível de circulação, 11.090 veículos por dia, são bem demonstrativo da grande importância da nova ligação rodoviária para toda a região”.

Acrescentou que “boa parte do actual volume de tráfego resulta ainda da vontade dos automobilistas em conhecer de perto esta imponente obra da engenharia portuguesa, pois é precisamente aos fins-de-semana que a nova ligação rodoviária entre Amarante e Vila Real é mais utilizada, superando os 12 mil veículos diários”.

Nos dias úteis da semana, em que a maioria das deslocações é feita de, para e em trabalho, o tráfego médio situa-se um pouco acima dos nove mil veículos diários, um valor que está “em linha com as estimativas delineadas pela IP”.

Simultaneamente o Itinerário Principal 4 (IP4), aquela que foi durante quase três décadas a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral, registou uma quebra acentuada no volume de tráfego, verificando-se claramente uma transferência do trânsito para a nova auto-estrada.

Fonte: Agência Lusa | Fonte (imagens): Rádio Renascença e Público

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply