Transportadora irlandesa Aer Lingus aprova terceira OPA lançada pela International Airlines Group

0

Há muito se sabia do interesse da transportadora International Airlines Group na irlandesa Aer Lingus. O grupo a operar no setor da aviação, do qual fazem parte a British Airways e as hispânicas Iberia e Vueling , já havia lançado duas Ofertas de Aquisição Pública anteriormente, não tendo, embora, sucedido nos seus objetivos. A terceira OPA, feita ontem, dispõe-se a pagar 2,55 por ação e segue no bom caminho, contando com a recomendação da administração da irlandesa Aer Lingus aos acionistas. Será que à terceira é de vez?

A International Airlines Group (IAG), transportadora aérea que integra a British Airways e as espanholas Iberia e Vueling, anunciou ontem que o conselho de administração da Aer Lingus aprovou a OPA lançada e que “estará disposto a recomendá-la” aos acionistas.

A oferta de 2,55 euros por ação é a terceira apresentada no último mês e meio sobre a transportadora aérea irlandesa, depois do namoro ter começado nos 2,3 euros por ação. Todas as propostas tinham sido recusadas pelo conselho de administração. A terceira proposta, ontem apresentada, divide-se entre 2,5 euros pagos em dinheiro mais 0,05 euros através de dividendo. Contas feitas, a operação está avaliada em 1,36 mil milhões de euros.

Em todo o caso, qualquer acordo para vender a Aer Lingus requer o apoio da também irlandesa Ryanair, que detém 29,9% das ações da transportadora aérea, bem como do governo de Dublin, que mantém uma participação de 25%.

Segundo os analistas, a operação dará à IAG mais direitos de voo no aeroporto de Heathrow, depois de a empresa ter anunciado que a Aer Lingus continuará a operar como uma transportadora aérea independente.

Por: Tiago Figueiredo da Silva | Fonte: Dinheiro Vivo | Fonte (imagem): Wikipedia/Adrian Pingstone

Share.
Saiba mais sobre:   Negócios e Empresas

Leave A Reply