Tráfego mundial de contentores cresce no geral mas fraqueja nas rotas Ásia-Europa

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O primeiro semestre do ano foi marcado, de um modo geral, por números positivos no âmbito do tráfego mundial de contentores. Na generalidade a movimentação deste tipo transporte registou subidas consecutivas nos meses de abril, maio e junho, apesar de as rotas Ásia-Europa terem exibido a tendência inversa, acumulando já quatro meses seguidos de perdas.

O tráfego mundial de contentores aumentou no primeiro semestre do ano, de acordo com a Container Trade Statistics (CTS), mas no Ásia-Europa já soma quatro meses consecutivos de perdas.

O crescimento do tráfego mundial de contentores em junho (face ao mesmo mês de 2014) foi de 0,6%, para 11,9 milhões de TEU, tendo sido o terceiro mês consecutivo de subida.

No acumulado do primeiro semestre de 2015, o movimento de contentores a nível mundial cresceu, segundo a “Lloyd’s Loading List”, 1,1%, de 67,8 milhões para 68,6 milhões de TEU.

Já nas rotas Ásia-Europa, as mais importantes, o cenário é contrário. Em junho, os volumes caíram 7,7%, para 1,3 milhões de TEU, face ao mesmo mês de 2014, e 4,3% em relação a maio deste ano. De janeiro a junho, a queda face ao período homólogo do ano passado ascende a 4,2%, para 7,3 milhões de TEU.

A maior queda nas rotas Ásia-Europa foi registada na ligação Ásia-Mediterrâneo Ocidental/Norte de África: em junho caiu 15,5% para 212 167 mil TEU e no year-to-date retrocedeu 5,7% em relação à primeira metade de 2014, para 1,3 milhões de TEU.

Nas ligações entre a Ásia e o Mediterrâneo Oriental/Mar Negro, o resultado de junho foi negativo em 9,8%, para 225 530 TEU, e no primeiro semestre foi de -4,8%.

Com o Norte da Europa, os tráfegos de/para a Ásia caíram 6,1% em junho (837 157 TEU) e acumularam uma perda de 3,6% no semestre, com um score de 4,8 milhões de TEU.

Esta tendência de baixa no Ásia-Europa é lida pelos especialistas como uma consequência da fraca procura do mercado europeu e pelo abrandamento económico da China.

Fonte: Transportes & Negócios | Fonte (imagem): Freeimages.com / Ken Munyard

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