Tacógrafo em veículos de transporte de carga e passageiros terá novas regras no Brasil

0

O tacógrafo já é bem conhecido de alguns camionistas e empresas de transportes a operar no Brasil, mas terá, a partir de 2017, novas regras que não estão a ser recebidas com o maior dos entusiasmos. Por forma a reduzir acidentes de viação no país, o governo aprovou um decreto que proíbe os motoristas de conduzir veículos de carga e transporte de passageiros por mais de oito horas. A medida entrará em vigor a partir de 2017.

Assim, o governo instalará um tacógrafo nos veículos, responsável pelo controlo automático e registo do tempo de condução e de utilização das viaturas.

O uso será obrigatório nos veículos de carga cujo peso bruto seja superior a 3.5 toneladas e nos veículos de passageiros com mais de nove lugares. A máquina será instalada e reparada por entidades licenciadas pelo governo.

Segundo avança o telejornal da STV, a medida não foi bem recebida pelos transportadores e investidores nacionais na área de transporte, pois, segundo os mesmos, o país não tem condições para impor tais regras, que ameaçam retirar o investimento para outra região.

Fonte: MMO Notícias (adaptado)

Facilite a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Legislação e Concursos

Leave A Reply