Sérvia responde à Croácia com bloqueio à entrada de mercadorias croatas (com vídeo)

0

Após a decisão da Croácia de bloquear a entrada de camiões vindos da Sérvia, país que acusa de não repartir os refugiados que recebe, encaminhando-os na totalidade para o território croata, o governo sérvio responde… com um bloqueio. A partir de hoje a fronteira servo-croata está interdita, do lado sérvio, à entrada de mercadorias. O ministro do Interior indicou que Belgrado está disposto a anular rapidamente a medida se a Croácia desativar o bloqueio do trânsito de camiões sérvios.

A Sérvia encerrou a sua fronteira à entrada de mercadorias croatas em resposta a um bloqueio semelhante imposto pela Croácia, aplicado para que o Governo sérvio deixe de enviar refugiados para o seu território.

A medida sérvia aplica-se desde a meia-noite (01:00 em Lisboa) ao transporte rodoviário, ferroviário e fluvial.

“A partir de agora, a polícia sérvia não vai permitir que entre, por qualquer posto fronteiriço, nenhum veículo de carga com mercadorias croatas, independentemente do facto de os veículos serem da Croácia ou de um terceiro país”, declarou o ministro do Interior sérvio, Nebojsa Stefanovic.

O ministro disse que a Sérvia foi obrigada a tomar medidas contra a “agressão económica” da Croácia na fronteira Batrovci/Bajakovo, onde se formou uma fila de vários quilómetros de camiões do lado sérvio, bloqueados desde domingo pelo encerramento croata.

Stefanovic indicou que o seu país está disposto a revogar a medida se a Croácia retirar o bloqueio do trânsito de camiões sérvios.

“Não quero acreditar que a União Europeia vai permitir que algo deste tipo ocorra nas suas fronteiras”, declarou o ministro, que alertou que se não se solucionar rapidamente o problema, a Sérvia pode tomar mais medidas.

Zagreb impede a entrada de camiões sérvios como resposta ao envio, de forma organizada, por parte da Sérvia, de refugiados que entram no seu território até às fronteiras com a Croácia, ainda que Belgrado negue a sua participação no transporte de migrantes.

A Croácia tornou-se um país de passagem dos refugiados que desejam chegar à Alemanha depois de a Hungria ter fechado a sua fronteira com a Sérvia, na semana passada.

Fonte: Diário de Notícias | Fonte (vídeo e imagem): Euronews

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião. Saiba como.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply