Semana volta a ser marcada pela contestação dos trabalhadores dos transportes públicos

0

À semelhança da semana passada, a contestação dos trabalhadores das empresas de transporte público deixará alguns destes serviços a funcionar a meio gás durante os próximos dias. CP, Refer, EP e Metropolitano de Lisboa estão entre as empresas do setor com greves agendadas para 16 e 17 de abril, respetivamente quinta e sexta-feira. No centro do protesto estão as decisões tomadas pelo executivo de Passos Coelho para o futuro destas empresas, as quais passam por operações de fusão e concessão.

16 de abril
  • Greves na CP – Comboios de Portugal, CP Carga e Refer, convocadas por diversos sindicatos. Representadas pela FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações), a CP e a Refer questionam o processo de “liquidação/privatização da EMEF e da CP Carga” e a “a destruição da Refer na fusão com a Estradas de Portugal”.
  • Protesto da Estradas de Portugal contra a aprovação da fusão dessa empresa com a Refer e consequente nascimento da empresa Infraestruturas de Portugal, cuja atividade deverá arrancar a 1 de maio.
17 de abril
  • Paragem do Metropolitano de Lisboa – a paralisação, em protesto, dos trabalhadores da empresa estava inicialmente agendada para o dia 10 de abril, mas não se realizou por falta de condições de segurança para garantir os serviços mínimos previstos. A greve foi convocada pela FECTRANS, a par de cinco outros sindicatos: STTM (Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano de Lisboa), SINDEM (Sindicato da Manutenção do Metropolitano), SITRA (Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes), FETESE (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Escritório e Serviços) e SENSIQ (Sindicato de Quadros e Técnicos).

Tal como os trabalhadores do Metro de Lisboa, que contestam o avanço para a subconcessão da empresa, também a Carris se organizará brevemente em protesto, estando o mesmo agendado para o dia 22 de abril.

Mantenha “na linha” a sua frota de pesados de passageiros com localizadores GPS/GSM.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply