Seis conselhos para a boa manutenção do baú do camião

0

Um camião exige cuidados especiais e o lugar onde a carga viaja, o baú do camião, não foge à regra: também necessita de manutenção periódica. 

*Texto escrito segundo as normas do português do Brasil.

Quem vive na estrada sabe que o caminhão precisa de alguns cuidados especiais. E, claro, não podemos esquecer os implementos do cargueiro. O baú, por exemplo, também precisa de manutenção periódica. Pensando nisso, o Blog da Iveco preparou algumas dicas que vão ajudar na hora da revisão.

  • A instalação do baú deve ser feita de acordo com as medidas de limite de carga e volume do caminhão. É importante verificar o ponto de equilíbrio para que a carga fique bem distribuída e equilibre o peso dentro do cargueiro.
  • Alguns itens do implemento, como os fixadores e grampos, borracha das portas, faixas refletivas e vedação do teto, devem ser verificados sempre antes de uma viagem.
  • De acordo com o tipo de carga que você transporta, o baú deve passar pela limpeza periodicamente. Se a carga for de materiais corrosivos, por exemplo, a lavagem deve ser frequente para evitar que o implemento estrague. A lavagem externa também auxilia a identificar pontos de vazamento para dentro do baú, o que evita a perda de cargas secas.
  • Ao invés de resolver problemas de vedação do baú com lonas ou fitas de manta asfáltica, procure fazer o reparo corretamente que pode ser trocando a chapa do baú ou aplicação de massa de vedação.
  • Em caso de emergência, é muito importante que o estradeiro tenha caixa de ferramentas, cordas e cintas de armação. Por isso, antes de colocar o pé na estrada, planeje sua rota e evite viajar por regiões com ruas estreitas ou com baixa fiação.
  • Antes da viagem, verifique se a carga está bem presa e amarrada nas laterais.

Fonte: Blog Iveco

Evite os inconvenientes do tacógrafo digital graças à descarga remota dos dados de condução do Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply