Scania lança série especial e limitada Griffin Edition no Brasil

0

É uma novidade que em tudo reflete o espírito e características da Scania, começando pelo nome. A Griffin Edition (que em português podemos traduzir para algo como “Série do grifo”) é uma edição especial, lançada no Brasil para os camiões Scania R440 e R480. Até ao fim do ano serão produzidos apenas 300 camiões desta edição especial. A novidade promete fazer sucesso entre os admiradores da marca, já que estas edições especiais costumam ser as mais desejadas – prova disso é o facto de 15 unidades terem sido vendidas ainda antes do lançamento.

Ribeirão Preto/SP – Assim como acontece com os automóveis, também os camiões lançam séries especiais. Normalmente a motivação é a mesma que a dos veículos de passeio: agregar equipamentos e detalhes estilísticos para tornar determinada versão mais atraente, melhorar a sua relação custo/benefício e estimular as vendas. Num tempo em que, no Brasil, a queda da matriculação de veículos no setor de camiões pesados ultrapassa os 60% em relação ao ano passado, tentar fórmulas novas para ajudar a vender pode ser uma boa ideia. Foi o que pensou o departamento de marketing da Scania, que acaba de lançar a série especial Griffin Edition para os camiões pesados e extrapesados R440 e R480. Apenas 300 unidades serão produzidas até o fim do ano. Segundo o departamento de Vendas da marca, ainda antes do lançamento foram vendidas 15 unidades. “Tradicionalmente, os caminhões de séries limitadas da Scania são muito disputados”, assinala Victor Carvalho, diretor de Vendas de Camiões da Scania no Brasil.

O nome da série evoca o Grifo, criatura mitológica que mistura corpo e patas traseiras de leão com cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Na Antiguidade, o Grifo era um símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O animal lendário aparece nos escudos da cidade sueca de Malmö, onde surgiu a Scania – que atualmente é sediada em Södertälje. Daí a opção pelo ser mítico, que se tornou logótipo da marca Scania. A cabeça do grifo de língua de fora, com uma coroa e uma juba, aparece de diferentes formas na série especial Griffin Edition. “Cada detalhe é pensado para agradar aos admiradores da marca Scania”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania do Brasil.

Design e decoração

Subtis ou ostensivas, as aparições do Grifo e do nome na nova série especial da Scania estão espalhadas por toda a cabine elevada R Highline – que nos modelos Griffin Edition sai de fábrica sempre na exclusiva cor “Cinza Carbono”, incluindo espelhos, maçanetas e para-choques. À frente, na parte alta da carroçaria elevada, uma grande inscrição “Griffin Edition”, acompanhada de uma pequena silhueta do ser mitológico, pode ser vista à distância. Um grande desenho do logótipo da Scania foi instalado dentro da cabine, na parede atrás dos bancos, e torna-se particularmente vistoso durante a noite, pois torna-se iluminado. Lateralmente, um adesivo gigantesco da cabeça do Grifo, em dourado, adorna a parte posterior da cabine, por cima dos defletores de ar. Sobre as portas é reproduzida a mesma adesivação que encontramos na parte frontal, com o nome da série, mas em escala menor. Os tampões das rodas dianteiras e a capa das pontas de eixo traseiras são também adornados com a imagem gráfica da marca da Scania. E o interior das “maçanetas”, que é cromado, tem desenhos do Grifo em baixo relevo. Por dentro, para além do grande logótipo luminoso no fundo da cabine – que pode ser desligado pelo motorista –, os adereços exclusivos da série especial restringem-se aos tapetes. O logótipo presente no volante é o mesmo que aparece em qualquer veículo Scania.

Equipamentos

O design diferenciado conta pontos numa série especial, mas são os equipamentos incluídos no “pacote” que realmente fazem a diferença. Os faróis de xénio são de série, assim como as lanternas em leds. A caixa é a automatizada Opticuise e esta série especial agrega ainda o Scania Driver Support, que dá dicas ao motorista no painel para o ajudar a melhorar a performance do veículo. Isto, para além do piloto automático Ecocruise e do travão hidráulico auxiliar Scania Retarder. Os espelhos retrovisores são angulares em ambos os lados e o volante é revestido de couro. Ar-condicionado, computador de bordo com visor colorido de 6,5 polegadas e rádio com Bluetooth, USB, Aux e SD Card complementam os itens de conforto. O GPS também vem de fábrica nos Griffin Edition.

Segundo a Scania, o conjunto de equipamentos incorporados na série especial, se fossem adquiridos como opcionais e acrescidos aos modelos-base, custariam pelo menos mais R$ 30 mil (7.811,686 €) do que os modelos Griffin Edition. Esta série será disponibilizada nos modelos R440 – o “best seller” da marca – e R480, nas configurações 6X2 e 6X4, bem como na recém-lançada 8X2. Os preços variam entre R$ 420 mil (109.363,608 €) e R$ 550 mil (143.214,249 €), dependendo da configuração.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press) (adptado) | Fonte: Salão do Carro | Fonte (imagens): Scania

Descomplique a gestão do tacógrafo digital, fazendo a descarga dos seus dados à distância.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply