Scania China comemora 50 anos no país com série especial dotada de segurança reforçada (com vídeo)

0

 A Scania China está em festa, em comemoração dos 50 anos de atividades no país, e para assinalar a data lançou uma série especial: a Scania Active Safety Support. A série especial está disponível em 4 cores e para quatro modelos – R560 V8, G480, G440 e G400, sendo que a cada modelo corresponde uma cor específica – e conta com o pacote de segurança Active Safety Support, que é composto pelas soluções AEB, ESP, ACC e LDW, as quais potenciam a segurança destes pesados.

AEB – Advanced Emergency Braking

O sistema AEB (Advanced Emergency Braking / Sistema de Travagem de Emergência Avançado) utiliza tecnologia de radar de longa distância e uma câmara na dianteira do camião que consegue detetar obstáculos. As informações geradas a partir deste dispositivo são retransmitidas para uma unidade de processamento central, onde são analisadas juntamente com os dados do velocímetro e os do veículo.

O sistema é capaz de distinguir entre os obstáculos fixos e móveis na estrada. É projetado para evitar a produção de falsos alarmes, já que estes podem frustrar os motoristas e levar a travagens desnecessárias que aumentam o risco de acidente. Um programa de testes abrangente e uma engenharia sofisticada dotam o sistema da capacidade de, de forma rápida e inteligente, processar dados, permitindo-lhe tomar as decisões necessárias.

O vídeo que partilhamos abaixo mostra o AEB em ação.

ESP – Electronic Stability Program

O sistema EPS (Electronic Stability Program / Programa de Estabilidade Eletrónica) aumenta a segurança de condução, monitorizando os principais parâmetros de estabilidade. Está disponível em modelos 4×2 equipados com travões de disco controlados eletronicamente. Foi projetado para trabalhar em estradas molhadas ou escorregadias, onde a subviragem e a sobreviragem ocorrem frequentemente, e em estradas secas, onde o principal risco é o rollover resultante do excesso de velocidade ou o camber adverso nas curvas.

ACC – Adaptive Cruise Control

O ACC (Adaptive Cruise Control / Controle de Rota Adaptável) ajuda o motorista a manter um intervalo de tempo constante face ao veículo à sua frente e avisa o motorista caso a distância diminua subitamente.

O sistema Scania ACC analisa a velocidade da estrada, os dados do motor, o Scania Retarder e os travões de roda para manter um intervalo de tempo pré-definido. Para além disso alerta o condutor quando o intervalo diminui rapidamente, mas nunca assume o controlo por completo. Essa “limitação” foi incluída para evitar faltas de atenção causadas pelo excesso de confiança no sistema. De momento o Scania ACC está disponível em unidades de trator de longa distância equipados com Scania Retarder.

LDW – Lane Departure Warning

O LDW (Lane Departure Warning / Aviso de Saída de Faixa) foi criado para compensar os erros de motorista e as condições climáticas adversas. Fornece segurança adicional ao monitorizar a posição do veículo entre as marcas que delimitam as faixas da estrada, bem como os movimentos do volante, e, com a ajuda de sensores, mantém o veículo dentro da sua faixa, evitando acidentes.

A série especial chinesa é disponibilizada em quatro cores:

– O modelo R560 V8, pintado em Vermelho Rubi;

– O G480 na cor Sapphire;

– O G440 em Diamond White;

– O G400 no “gelado” Arctic Silver.

Estes modelos estão já à venda nas concessionárias Scania China.

Por: Érico Rafael | Fonte: Midia Truck (adaptação)

Melhore a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Negócios e Empresas

Leave A Reply