Scania aprova uso de biocombustível HVO nos seus Euro 6

0

A fabricante de camiões Scania aprovou o uso do biocombustível HVO (hydrotreated vegetable oil, ou óleo vegetal hidrotratado) nos seus motores Euro 6. O combustível em questão é feito a partir de gorduras animais ou vegetais e gás de hidrogénio que imitam o diesel feito a partir de combustíveis fósseis.

“Decidimos dar a nossa ‘bênção’ ao uso do biocombustível HVO nos nossos veículos a diesel”, afirma Örjan Åslund, diretor de produto da Scania na Suécia.

O responsável defende que, enquanto construtor, a Scania ocupa um papel de liderança no que toca à oferta de combustíveis alternativos: “Somos donos de uma experiência considerável no lado prático da condução movida a HVO. É um combustível alternativo que tem relativamente poucas desvantagens face ao diesel, para além de permitir uma forte redução das emissões de Co2.

Os veículos movidos a HVO, que imita quimicamente a base dos combustíveis fósseis e do diesel, alcançam uma redução de até 90% das emissões de dióxido de carbono. Para além disso, este novo óleo “bio” não afeta as características do veículo ou as suas necessidades de manutenção.

A Scania já havia aprovado o uso de HVO em todos os veículos Euro 5, e para todos os tipos de operação, no início do ano. Entretanto, graças à colaboração de alguns clientes na Suécia, a empresa empreendeu também uma série de testes com 100 camiões de motor Euro 6.

Åslund remata que “Para a Scania é bastante clara a atual necessidade de encontrar uma variedade de soluções na forma de combustíveis alternativos [ao diesel]e renováveis, por forma a enfrentar o desafio que o clima coloca a nível global. É necessário explorar diferentes caminhos, desde veículos mais eficientes, a transportes mais inteligentes e a combustíveis renováveis.”

Também as empresas de transportes clientes de marcas como a Scania começam a ganhar maior consciência ambiental e a investir em camiões menos poluentes. Exemplos recentes desse investimento são a aquisição de 85 Scania Euro 6 pelo Grupo Carreras e a compra de 20 Mercedes-Benz Actros pela Transportes Paulo Duarte.

Facilite a gestão do tacógrafo digital do seu camião com a descarga de dados à distância.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply