Safety Campus da Daimler AG mostra soluções de segurança para construir um futuro sem acidentes (com vídeo)

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O Safety Campus é um evento com a chancela da Daimler (casa-mãe da Mercedes-Benz) que em, 2015 aconteceu pelo início de julho. Nele, a fabricante alemã dedicou-se, como é hábito, a dar a conhecer as suas soluções de segurança, mas também a demonstrar a forma como a tecnologia tem contribuído para ajudar os camiões a evoluir nesse campo.

*Texto escrito segundo as normas do português do Brasil.

Durante o Safety Campus, evento promovido pela Daimler para mostrar a sua tecnologia voltada para segurança, o CEO da divisão de caminhões e ônibus da Daimler, Wolfgang Bernhard, declarou que a visão da empresa, que controla, entre outras marcas, a Mercedes-Benz, é de um futuro sem acidentes.

“Um caminhão de 40 toneladas viajando a 80 km/h tem a mesma energia cinética de um carro de passeio médio andando a 400 km/h. No caso de um acidente com toda essa energia acumulada, sistemas de segurança passiva não podem fazer muita coisa”, explicou o executivo. “A única resposta é um sistema de segurança ativo, que previne acidentes”, completou, ressaltando que a Mercedes é pioneira em tecnologias de segurança.

Bernhard destacou que a Daimler, a partir de pesquisas, deteta quais são os tipos de acidentes mais comuns com veículos pesados no cotidiano. E o mais frequente é a colisão traseira. Por isso, um dos destaques entre as tecnologias que a marca oferece é o Active Brake Assist (ABA). Ela permite que o caminhão pare completamente, de maneira autônoma. De acordo com a Daimler, a presença do equipamento já reduziu de maneira significativa o número desse tipo de acidente. Em um próximo estágio, o ABA irá detetar pedestres e ciclistas.


Mercedes-Benz Commercial Vehicles – Campus… por AutoMotoTV

Outro dispositivo de segurança já utilizado pela marca é o Lane Keeping Assist, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, quando ele está deixando a sua faixa de maneira involuntária – ou seja, quando o motorista não demonstra essa intenção sinalizando com o uso de setas. A evolução do equipamento permitirá que ele mantenha o veículo ativamente em sua trajetória.

Atualmente, a Daimler está trabalhando para que, em breve, os caminhões sejam ocupados com sensores que indicarão a presença de carros e pessoas nos pontos cegos, o que, de acordo com a marca, poderá reduzir até pela metade todos os acidentes com pedestres e ciclistas nas cidades.

A marca alemã também destacou a presença do controle de estabilidade (ESP) em seus modelos desde antes da obrigatoriedade do equipamento no mercado europeu.

Economia

Além das vantagens óbvias que os sistemas de segurança proporcionam, como a redução do número de acidentes, há também a redução no valor do seguro das unidades equipadas com os dispositivos.

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz

Por: Felipe Boutros | Fonte: Carro & Cia | Fonte (imagem): Daimler

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