Com reembolso trimestral do ISP transportadoras estarão em dificuldades

0

O Governo está disposto a reembolsar de forma trimestral o imposto sobre os combustíveis (ISP) às transportadoras, situação que, segundo a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), será muito difícil de suportar.

A ANTP foi ouvida pela Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa sobre a proposta de lei do Governo para um regime de reembolso do imposto para empresas de transportes de mercadorias.

Para o presidente da associação, Márcio Lopes, este sistema de reembolso é incomportável para as empresas “Vão dar-nos esse ISP de volta. Mas que empresa consegue avançar com três meses de ISP? É uma luz ao fundo do túnel, mas não é a saída do túnel” afirma.

“Não há nenhuma empresa que consiga aguentar três meses sem esse dinheiro” que avançou inicialmente e que, em alguns casos, pode atingir os 1.100 euros por dia, afirmou o dirigente.

Por outro lado, Márcio Lopes criticou ainda que o Governo avance com a devolução do imposto sobre combústiveis, mas não do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA): “Vamos pagar IVA sobre algo que vai ser ressarcido”, disse.

Assim, Márcio Lopes pediu “a simplificação” do regime do gasóleo profissional, afirmando que os empresários “estão saturados” e “dependem do dinheiro” do ISP.

Fonte: Económico (adaptado)

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply