Presidente da ANTP fala das reinvindicações do setor após o OE

0

Márcio Lopes, presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), revela em entrevista à Revista Festa, as preocupações da associação neste novo enquadramento gerado pela nova proposta de Orçamento de Estado 2016.

O dirigente da associação que representa cerca de 5000 viaturas, acredita que as mais recentes medidas impostas pelo governo não tiveram consideração pelo setor “ o maior problema dos transportes é a afronta que o próprio Governo nos faz. Não temos um secretário-estado para o setor, ninguém presta muita atenção ao setor, até por a tutela do mesmo estar repartida por três secretarias de estado.” alegando ainda que as tentativas de diálogo têm sido “negadas consecutivamente”.

O preço dos combustíveis foi outro tópico abordado pelo presidente da ANTP, que é “Um dos graves problemas com que nos debatemos atualmente prende-se com preço dos combustíveis, que vem sucessivamente sofrendo aumentos, com o último a traduzir-se no recente brutal aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos que coloca o gasóleo em Portugal perto de 25% mais caro que em Espanha. E Espanha é já aqui ao lado.”

Márcio Lopes fala por isso de concorrência desleal “Isso faz com que tenhamos uma concorrência a todos os níveis desleal dos transportadores espanhóis, que partem de um preço base de combustível muito mais barato para fazer as suas propostas de transporte no nosso país. Isso faz-nos perder muitos negócios e muito dinheiro, mas faz também o próprio país deixar de receber muitos impostos.” Um cenário que “coloca em causa a sobrevivência de muitas empresas e coloca igualmente em causa muitos postos de trabalho.” afiança o líder da ANTP

Quanto a formas de marcar uma posição perante estas políticas que considera prejudiciais para o setor, o presidente da ANTP deixa bem claro que “não é a associação que manda nos transportadores, mas sim os transportadores que mandam na associação e decidem o que esta deve fazer…”

Fonte: Revista em Festa

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply