Portugal desce no Índice de Performance Logística

0

O ranking é elaborado pelo Banco Mundial e procura aferir o desempenho de cada país em áreas ligadas à logística, transportes, infraestruturas e comércio global. Portugal desceu lugares em vários parâmetros em análise.

No Logistics Performance Index (LPI), Portugal ocupa a 36ª posição em 160 países, o que representa uma descida de 10 lugares face à última análise. A Alemanha, o Luxemburgo e a Suécia ocupam os primeiros lugares do pódio.

Portugal desceu vários lugares em categorias como: Infraestruturas (passou de 31º para 49º); Serviços de transporte internacionais (queda de 18 lugares); Qualidade dos processos logísticos (passou de 20º para 47º); Rastreabilidade (passou de 20º para 29º).

Os únicos parâmetros em que Portugal apresentou melhorias, segundo os critérios do LPI, foram na qualidade dos serviços aduaneiros (subiu um lugar) e na fiabilidade e pontualidade dos serviços prestados (ascendendo à 20º posição).

Os resultados são um indicador alarmante no que respeita à qualidade dos processos logísticos e de transporte nacionais.

Fonte: Cargo Edições (adaptado)

Siga os percursos da sua frota de pesados por terras francófonas e em mais de vinte países europeus – saiba como aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply