Portugal 17º da UE em matéria de transportes

1

Portugal encontra-se no 17º lugar em matéria de transportes na União Europeia, pelo menos é o que mostra o estudo conduzido pela Comissão Europeia “EU Transport Scoreboard”, ao analisar 29 categorias relacionadas com o sector dos transportes.

O estudo procura ajudar os Estados membros a identificarem lacunas e áreas que possam necessitar de maior investimento criando “Uma área única de transportes europeia, que tenha elevados padrões de qualidade e notável em termos de sustentabilidade”. Obviamente que outro dos objetivos é conseguir melhorar a rede de transportes dentro da Zona Euro, impulsionando as trocas comerciais e circulação de pessoas.

Neste estudo, os países que obtiveram melhores resultados foram: 1º Holanda ; 2º Suécia; 3ª Finlândia; 4º Reino Unido e em 5º a Dinamarca.

Portugal ficou abaixo do meio da tabela, mas mesmo assim superou países como a Itália ou a Bélgica.

Deixamos-lhe então alguns pontos que marcaram a classificação de Portugal.

O que está bem:

  • Portugal concluiu 100% da sua rede principal de estradas RTE-T, tendo a qualidade das infraestruturas rodoviárias portuguesas obtido a melhor classificação;
  • Portugal tem também uma das melhores pontuações no que diz respeito à percentagem de empregabilidade em empresas com alto crescimento no sector, ficando mesmo acima da média europeia.

O que está mal:

  • Uma das mais baixas percentagens, de mulheres empregadas no sector (18%)
  • A satisfação dos consumidores com o Transporte urbano aéreo e ferroviário está abaixo da média Europeia
  • A despesa privada em investigação e desenvolvimento para o sector é bastante baixa.
  • Baixa utilização de energias renováveis no sector dos transportes, sendo que somente 0,845 dos novos veículos em circulação utilizam energias alternativas.

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente, Nacional

Leave A Reply