Portagens nas ex-SCUT contribuíram para o encerramento de três mil transportadoras

0

A introdução de portagens nas antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador) teve graves impactos no setor dos transportes, contribuindo para o encerramento de 3.000 empresas de transporte portuguesas. A afirmação parte de Gustavo Duarte, presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

Segundo um artigo hoje publicado pelo Jornal de Notícias, a implementação de portagens nas antigas SCUT contribuiu para que mais de três mil empresas encerrassem as suas portas.

No Norte, foram três as autoestradas que eram gratuitas e que desde 2010 passaram a ser pagas. O valor das portagens já tirou aos empresários das empresas de transporte 422,3 milhões de euros que foram para os bolsos da Infraestruturas de Portugal.

“Três mil empresas de transportes fecharam nos últimos três anos, também, por culpa das portagens nas SCUT”, afirma o presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Gustavo Duarte, referindo que para o facto contribuiu também “o preço dos combustíveis, os impostos e o peso da burocracia”.

O responsável teme que este número possa aumentar se não forem tomadas medidas por parte do governo como “quem mais passa, menos paga” ou “quem menos polui menos paga”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Vigie os percursos e consumos da sua frota transportadora com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply