Oito em cada dez camiões abastecem em Espanha, diz ANTRAM

0

No dia de ontem (segunda-feira), a ANTRAM revelou que cerca de 80% dos camiões dos seus associados estão a abastecer em Espanha, devido à grande diferença no preço dos combustíveis.

A associação tem vindo a protestar contra o preço excessivo dos combustíveis, tendo inclusivamente agendado  uma marcha lenta nas estradas nacionais. Esse protesto previsto para 4ºfeira, foi no entanto anulado até ao dia 30 de março, dia em que a ANTRAM se irá reunir com o ministro adjunto, Eduardo Cabrita, o ministro das Finanças, da Economia, do Ambiente e as respetivas Secretarias de Estado.

“Atualmente, Espanha é o país que mais garante o abastecimento aos transportadores portugueses”, denunciou esta segunda-feira a ANTRAM, que fez um levantamento junto dos seus associados, segundo o qual “cerca de 80% dos camiões nacionais abastecem no país vizinho”.

Na sequência dos encontros, o Governo propôs uma majoração do custo com o combustível em 20%, em sede de IRC, o que a ANTRAM rejeitou por considerar que “não permite atingir o valor que as empresas terão que suportar com o aumento do ISP”.

Mais do que não sofrer este agravamento, as associações querem que o preço dos combustíveis, que representa 35% dos custos das empresas do setor, seja equiparado ao praticado em Espanha, o que deverá ocorrer através da devolução do ISP, com base no consumo real de combustível.

Fonte: Observador e Jornal de Negócios |  Fonte (imagem): Jornal de Notícias

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply