Obras no Porto de Leixões têm dois advogados de peso: Rui Moreira e Guilherme Pinto

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O porto de Leixões foi um dos focos do programa Três Pontos emitido pela RTP Informação na noite passada. Em estúdio estiveram Rui Moreira e Guilherme Pinto, que defendem a urgência e extrema necessidade de iniciar obras de alargamento e modernização naquele terminal de contentores através do investimento de cerca de 400 milhões de euros. Os autarcas do Porto e de Matosinhos, respetivamente, explicam que o investimento em questão é de grande pertinência, já que o porto nortenho possui extrema importância para todo o país – Rui Moreira inclusive apelida-o «Porta de saída da economia portuguesa exportadora.»

Embora o segmento das exportações seja uma aposta forte do atual executivo, os dois autarcas independentes estranham e criticam a falta de investimento nesta infraestrutura que em 2014 deu mais uma vez provas da sua competitividade. No ano passado, a quantidade de carga movida pelo Terminal de Contentores de Leixões atingiu um valor recorde de 659 mil TEU’s, reforçando a sua condição de maior operador nacional de terminais de contentores (no import-export).

O aumento da quantidade de carga movimentada fez denotar a necessidade de fazer obras de alargamento, já que o terminal já está perto de atingir a sua capacidade operacional máxima. Para além dessas, também se verifica a urgência de fazer obras de modernização, pois o porto precisa de preparar-se para receber navios de maior calibre, de águas profundas (os post-panamax), cujo uso, atualmente, é cada vez mais difundido.

Os autarcas criticam a inércia do Governo relativamente às necessidades do porto de Leixões e falam também sobre a perspetiva de investir num novo terminal de contentores no Barreiro, uma opção que Rui Moreira considera excêntrica, dado que existem outras infraestruturas nas imediações de Lisboa (como o porto de Setúbal) que poderão auxiliar e colmatar as necessidades do porto da capital. Veja o programa que acima resumimos aqui.

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