Novo Iveco Eurocargo: um camião de distribuição cheio de predicados (com vídeo e galeria)

0

A Iveco está a comemorar 40 anos de existência e 150 de experiência, como a própria gosta de dizer, evocando a história da união das diversas fabricantes que a compõem – Magirus, Fiat, Lancia, Unic e OM. O ambiente de celebração e a atual tendência de crescimento da população urbana por comparação à rural fazem do presente o momento ideal para o lançamento da nova geração do camião de distribuição Iveco Eurocargo, revelado pela primeira vez ao público na passada semana.

Com segurança e conforto reforçados e alguns retoques no campo do design, o novo Iveco Eurocargo é também mais ecossustentável, fácil de manobrar e eficiente. Em suma, nas palavras da própria marca, o Eurocargo é “o camião que respeita as pessoas e o ambiente em que trabalha” – a cidade.

Produzido na fábrica Silver World Class Manufacturing (WCM) em Brescia, Itália, o novo Eurocargo está pronto para se aventurar pelos centros urbanos de todo o mundo como um fiel parceiro de negócios, sendo que também exibe bom desempenho em percursos mais demorados fora das cidades. “Ideal para ‘missões urbanas’”, é um veículo com baixo consumo de combustível, versátil e estável no manejo. Esta nova geração incorpora alguns melhoramentos e é lançada apenas dois anos após a versão Euro VI, veículo de eleição para mais de meio milhão de clientes na Europa, África, Médio Oriente, Austrália e América.

Pierre Lahutte, presidente da Iveco, afirma “É um veículo que tem algo para agradar a todos: as cidades gostam dele porque é sustentável, os donos apreciam a sua eficiência e baixo custo total de propriedade, os condutores estimam-no porque é um verdadeiro ‘escritório sobre rodas’ – confortável e versátil no uso, fácil de manobrar e ergonómico no trabalho.”

O Eurocargo é, na sua categoria, o único veículo Euro VI para distâncias médias com sistema antiemissões, o sistema HI-SCR, que, por sua vez, é o único sistema de controlo de emissões que não altera o processo de combustão.

Os veículos para distâncias médias são utilizados sobretudo no desempenho de tarefas como distribuição urbana e serviços municipais – motivos que estão na origem da preocupação da Iveco em garantir uma melhor performance e redução do consumo de combustível, estabelecendo-as como prioridades.

Novidades e detalhes técnicos

A gama utiliza motores Tector 5 e Tector 7, com potências de 160 a 320 CV. Os motores Tector 5 de 4 cilindros são uma novidade do modelo: têm 4,5 l de cilindrada e 160 ou 190 CV, ou ainda 210 CV na versão automática com conversor de torque. As caixas de velocidades podem ser dos tipos manuais, com 6 e 9 marchas, automáticas pilotadas com 6 e 12 marchas e automáticas convencionais com conversor de torque. A gama inclui ainda versões de tração integral para veículos de 11,5 e 15 toneladas e motores de 220, 250 e 280 CV da gama Tector 7, de seis cilindros, ligados a mudanças manuais de 6 marchas e troca automática com conversor de torque.

Graças ao desenvolvimento de um novo turbocompressor, assim como ao aumento da taxa de compressão de saída e binário a velocidades inferiores a 1.200 rpm, o Eurocargo responde de forma mais dinâmica ao acelerar no arranque, o que resulta numa economia de combustível de até 8%. Por fim, a presença do sistema EcoSwitch (permite prolongar a utilização da sexta velocidade, limitando a redução para a quarta), bem como a da função EcoRoll (oferecida na versão de 12 velocidades; aproveita a inércia do veículo nas descidas), faz com que mesmo em rotas extraurbanas e longas distâncias o novo Iveco Eurocargo consiga reduzir o consumo de combustível.

Segurança reforçada

A par do airbag e controlos de volante, o mais recente Iveco Eurocargo disponibiliza sistemas de assistência tais como:

  • Um sistema de alerta na mudança de faixa, o Lane Departure Warning System (LDWS);
  • Um sistema avançado de travagem de emergência, o Advanced Emergency Braking System (AEBS);
  • Um controlo de rota adaptável, o Adaptive Cruise Control (ACC).

Por forma a melhorar a segurança e visibilidade na condução a gama adotou faróis diurnos LED como standard, oferecendo também a opção por faróis de xénon.

A par das novas característica, este Iveco Eurocargo teve como base um design inteiramente novo, inspirado no estilo da Iveco Daily, exibindo, nomeadamente novos defletores de ar e nova grelha frontal.

Juntamente com o Stralis, o modelo para trabalhos pesados, e o Daily, para trabalhos mais leves, a nova geração do Iveco Eurocargo vem completar a evolução da “família” Iveco. Este modelo é, segundo a fabricante italiana, líder na tecnologia e mercado europeus, sendo que a nova geração traz consigo importantes inovações a nível de motores, segurança, conforto, redução de custos e sustentabilidade ambiental, completando com chave de ouro a evolução gama Iveco e logrando seguir de perto a carreira de sucesso do Stralis e da Daily, vencedores, respetivamente, dos prémios International Truck of the Year 2013 e International Van of the Year 2015.

Dados recolhidos e traduzidos de: iveco.com e El Mundo.

Finte as dores de cabeça e de carteira do tacógrafo digital com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply