Nova Deli impõe taxa sobre circulação de camiões e veículos comerciais

0

Começou a vigorar no passado domingo em Nova Deli uma taxa sobre a circulação de camiões e veículos comerciais naquela cidade. A capital da Índia, que é conhecida como a mais poluída do mundo, pretende com esta medida melhorar a qualidade do ar e desencorajar aqueles veículos de atravessar o centro da capital para evitar as portagens da periferia.

Os veículos pesados são interditos de circular na cidade durante o dia, mas a cada noite, a partir das 20:00, entram mais de 50 mil, segundo o Centro para a Ciência e Ambiente (CSE), com sede em Nova Deli.

Segundo o CSE, uma entidade independente, os camiões contribuem em um terço para a poluição na capital indiana, com as emissões que produzem a juntarem-se ao ‘cocktail’ extremamente nocivo de lixo industrial e dos resíduos da construção.

No mês passado, o Supremo Tribunal indiano deu luz verde a um plano experimental, de quatro meses, ao abrigo do qual se impõe uma taxa de 700 rupias (10 euros) aos veículos comerciais e de 1.300 rupias (18 euros) aos camiões que entram na populosa cidade.

“A poluição criada por esse tráfego inflige um duro golpe à saúde dos habitantes de Nova Deli”, afirmou o tribunal na sua decisão, proferida a 12 de outubro, pouco depois de um pedido de um cidadão.

As autoridades de Nova Deli têm sido criticadas nos últimos anos pela sua incapacidade em mitigar a poluição provocada pela circulação automóvel e pelas fábricas na cidade de 17 milhões de habitantes, classificada como a capital mais poluída do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, Nova Deli é a capital que detém o mais elevado número de partículas finas PM 2,5, superior a Pequim.

Inúmeros camiões circulam pelo centro da capital para evitar as portagens na periferia.

As autoridades esperam que a nova taxa encoraje uma mudança de hábitos, embora alguns especialistas tenham dúvidas sobre a eficácia da implementação do novo imposto.

Mais de 8,5 milhões de veículos circulam em Nova Deli, onde cerca de 1.400 novas viaturas são acrescentadas diariamente ao tráfego.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira | Fonte (imagem): Wikipedia/Kabi1990

Simplifique a gestão do tacógrafo digital com a solução que o ajuda a gerir multas e períodos de condução.

Share.
Saiba mais sobre:   Legislação e Concursos

Leave A Reply