MSC Zoe, o maior porta-contentores do mundo, visita Sines esta terça-feira

0

O MSC Zoe já havia sido apresentado aqui no Jornal dos Transportes, por altura do seu batismo. Uma semana depois chega a notícia de que o maior porta-contentores do mundo visitará amanhã pela primeira vez o porto de Sines.

Batizado este mês em Hamburgo, o meganavio porta-contentores MSC Zoe vai chegar a Sines esta terça-feira, sendo a primeira vez que este navio escala o porto alentejano, que é das poucas infraestruturas portuárias europeias que podem operar navios desta dimensão em qualquer altura do ano, sem limitações nas condições de acesso ao porto ou por insuficiente profundidade das águas.

Trata-se do maior porta-contentores do mundo, da mesma classe dos navios MSC Oscar e MSC Oliver, com capacidade para transportar 19.220 TEU (um TEU é a unidade padrão de comprimento dos contentores, correspondente a um contentor com 20 pés de comprimento).

O MSC Zoe tem 395,4 metros de comprimento e 59 metros de boca, e é o terceiro navio dos seis que integrarão a “Classe Oscar” da companhia MSC.

Do porto de Hamburgo, o MSC Zoe seguiu para Antuérpia, na Bélgica, e passa a assegurar o transporte entre o norte da Europa e a Ásia.

A MSC tem a tradição de batizar os seus navios porta-contentores com nomes femininos de familiares dos colaboradores da empresa, tendo havido apenas cinco exceções a esta prática, que foram os casos dos navios MSC Aniello, MSC Don Giovanni, MSC Diego, MSC Oscar e o MSC Oliver.

Estes novos navios gigantescos, da “Classe Oscar”, têm vindo a ser batizados com os nomes dos netos do fundador, Gianluigi Aponte (Zoe é uma das suas netas).

Por: João Palma-Ferreira | Fonte: Expresso | Fonte (imagem): msc.com

Proteja a sua frota de transporte rodoviário – torne-a localizável.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply