Michelin apresenta sistema de monitorização de pneus MEMS Evolution 3

0

A Michelin lançou um produto especialmente pensado para as características dos dumpers rígidos utilizados no trabalho nas minas de superfície. Tendo em conta a importância de tais veículos nesse contexto – e em particular do bom estado dos seus pneus –, a fabricante francesa apresentou a terceira geração do seu sistema TPMS, que capta e transmite informação sobre os pneus em tempo real. O Michelin Earthmover Management System, ou MEMS Evolution 3, permite uma monitorização completa dos pneumáticos dos dumpers, contribuindo para a aumentar a produtividade do trabalho mineiro.

As máquinas que operam em minas de superfície trabalham nas condições mais difíceis e exigentes que existem e o menor dos problemas adquire dimensões operacionais e técnicas extremas. Para os operadores dessas minas, a imobilização do material é o pior dos cenários e mudar um pneu de mais de quatro metros de altura e cinco toneladas de peso nestas máquinas representa mais de oito horas de trabalho.

Para minimizar estes problemas a Michelin lançou a terceira geração do seu sistema TPMS, o MEMS Evolution3, que usa dois modelos de sensores: os convencionais e os destinados a pneus lastrados com água, que são inseridos dentro de uma cápsula de isolamento com líquido inerte. Este sistema oferece, de acordo com a Michelin, vários benefícios, como:

  • O acompanhamento de cada pneu através de um identificador único, para analisar os dados ao longo de toda a duração do pneu e assim melhorar o rendimento da mina.
  • O registo de dados em tempo real, permitindo um seguimento reativo dos alarmes.
  • A transmissão de dados via 3G ou cabo.
  • O envio de alertas multicanal em tempo real.

Mas não é só, pois o MEMS Evolution3 proporciona aos operadores destas minas benefícios imediatos. Graças à sua conexão constante com o sistema, os pneus equipados com MEMS Evolution3 são capazes de informar continuamente os operadores sobre as condições de temperatura e pressão, podendo ser detetadas perdas lentas de pressão e antecipando e evitando imobilizações. As altas temperaturas também são indicadas, para que os operadores possam mudar as rotas em tempo real e, se necessário, as operações de manutenção podem ser previstas mais facilmente. Como resultado, o tempo efetivo de rodagem dos camiões aumenta.

O MEMS Evolution3 permite que os operadores de minas aumentem a segurança e a duração dos pneus, assim como reduzam custos e aumentem a produtividade da mina.

O MEMS Evolution 3 está disponível para dumpers rígidos que montam pneus com diâmetro superior a 49 polegadas e até 12 pneus por veículo, sendo os pneus Michelin XDR2 e XDR250 preparados de fábrica para se equiparem com este sistema.

Fonte: Oficina Turbo | Fonte (imagem): Michelin

Aumente a segurança dos seus veículos de transporte de carga – torne-os localizáveis.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply