Mercedes-Benz Trucks aceita combustível alternativo após testes

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A germânica Mercedes-Benz Trucks aprovou a utilização do combustível alternativo HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) nos motores de camião Euro 6, após a realização de uma bateria de testes exaustiva.

Os resultados mostraram que os intervalos de manutenção permanecem inalterados relativamente à utilização do gasóleo tradicional, permitindo desta forma a sua utilização nas séries OM 470, OM 471, OM 936 e OM 934.

A aprovação da Mercedes-Benz Trucks aplica-se aos motores de seis cilindros em linha Mercedes-Benz OM 470, OM 471 (primeira geração) e OM 936, assim como aos blocos de quatro cilindros em linha OM 934 que cumprem a norma Euro 6.

Estes propulsores estão preparados para utilizarem este novo combustível alternativo sem quaisquer restrições. Os testes da marca indicaram que não é necessário fazer alterações nos motores nem nos periféricos para permitir a utilização de HVO. O processo de injeção, os tubos de combustível e os vedantes não sofrem alterações.

O HVO é um biodiesel que é obtido a partir de fontes orgânicas como gordura de lixo, óleos alimentares usados e também óleos de plantas vegetais. As matérias-primas do HVO são originárias de zonas agrícolas controladas e certificadas que não competem com a produção de alimentos.

Este combustível é isento de enxofre e não contém aromáticos, enquanto o processo de combustão não produz fuligem. O combustível pode ser utilizado na sua forma pura ou misturado com gasóleo convencional para melhorar o rendimento e diminuir as emissões.

Fonte: Transportes em Revista

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