Land Rover desenvolve sistema de câmaras que torna o Reboque Transparente (com vídeo)

0

A Land Rover encontra-se a desenvolver um sistema – ainda em fase de protótipo – para “ver através dos reboques” que recorre a várias câmaras e combina as suas imagens por forma a garantir uma melhor visão da estrada que fica para trás. O sistema traz à memória o Safety Truck, um conceito de “camião transparente” apresentado pela Samsung há cerca de dois meses.

O protótipo do sistema “Reboque Transparente” combina as imagens captadas pelo sistema de videovigilância periférica que o veículo traz de fábrica – o qual inclui uma câmara de marcha atrás e uma câmara em cada espelho retrovisor – com um vídeo produzido por uma câmara digital sem fios que é colocada na traseira do reboque ou caravana. As diferentes imagens, ao serem combinadas, geram uma nova imagem em tempo real que faz com que o reboque colocado atrás do veículo pareça transparente.

Quando o reboque está atrelado ao carro, a imagem gerada em tempo real através da combinação de câmaras aparece automaticamente no espelho retrovisor que existe no centro do carro.

Wolfgang Epple, diretor de investigação e tecnologia da Jaguar Land Rover, afirma: “Quando fazemos uma ultrapassagem, olhamos instintivamente para os espelhos. Porém, quando transportamos um reboque a nossa visão fica frequentemente confinada por grandes ângulos mortos.

“O nosso projeto de Reboque Transparente está a investigar de que formas poderemos oferecer uma visão limpa do espaço exterior ao veículo, através do reboque, qualquer que seja o seu tamanho ou forma. O nosso sistema protótipo oferece uma imagem de vídeo de elevada qualidade, sem distorções ou obstruções provocadas por outros carros ou agentes. Quer isto dizer que o condutor poderá vir a ter toda a informação necessária para tomar decisões seguras e eficazes durante a condução e manobragem, fazendo da condução com reboque algo mais seguro e menos stressante.”

Fonte: Fleet News (tradução)

Vigie a segurança e consumos dos veículos da sua frota com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply