José Viegas do ITF nomeado por Ban Ki-noon para Grupo Consultivo para o Transporte Sustentável da ONU

0

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nomeou o português José Viegas, secretário-geral do International Transport Forum (ITF), para integrar o Grupo Consultivo de Alto Nível para o Transporte Sustentável.

Criada no ano passado, esta entidade tem como principais funções as de aconselhar o secretário-geral da ONU em questões de política de transporte sustentável nos níveis nacional, local e setorial, bem como promover a inclusão do transporte sustentável nas estratégias de desenvolvimento e ações climáticas. O grupo reunir-se-á em Paris no último mês do ano, durante as negociações da Conferência Anual das Nações Unidas sobre as alterações climáticas.

“Esta nomeação é o reflexo da relevância crescente das análises do International Transport Forum no debate das políticas globais de transporte. Estar representado no Grupo de Alto Nível das Nações Unidas é motivo de orgulho para o International Transport Forum e é também uma razão para reforçar os nossos esforços”, afirma José Viegas.

O secretário-geral do ITF acrescenta que “Este é um ano fulcral para a integração da política de transporte num debate mais amplo acerca do futuro do nosso planeta”. “A cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em setembro, e a Conferência COP21 sobre as alterações climáticas, em dezembro, irão apontar a direção das políticas futuras. O ITF irá contribuir com estudos relevantes e evidentes e apoiar em todos os aspetos a abordagem holística do secretário-geral Ban Ki-moon, que inclui a dimensão do transporte na formulação de respostas a questões como as alterações climáticas e o desenvolvimento humano,” adianta o português.

Fonte: Transportes em Revista | Fonte (Imagem): International Transport Forum

Proteja os veículos da sua frota – torne-os localizáveis.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply