Incêndios em autocarros levam à retirada de circulação de 14 Iveco no Luxemburgo

0

A ocorrência repetida de incêndios em autocarros do modelo Iveco / Irisbus Citelis levou as autoridades da cidade do Luxemburgo a decidir retirar de circulação 14 autocarros do modelo e marca referidos até que sejam apurados os motivos que levaram à deflagração. No espaço de uma semana foram contabilizados pelo menos quatro incidentes deste tipo em autocarros deste modelo Iveco.

A autarquia da cidade do Luxemburgo retirou 14 autocarros de circulação, depois de três casos de incêndio em veículos do mesmo tipo em menos de uma semana. Um quarto incêndio no mesmo tipo de autocarro deu-se na sexta-feira em Metz-Magny, em França.

A decisão foi tomada após a associação nacional de condutores de autocarro (FNCTTFEL) ter denunciado vários incidentes com veículos do mesmo modelo, instando a autarquia a retirar os autocarros de circulação e exigindo a realização de testes para verificar a segurança dos veículos.

Em causa estão 14 autocarros articulados, modelo Iveco / Irisbus Citelis.

“Na sequência do fumo e fogo que afetou autocarros articulados da companhia, modelo Iveco / Irisbus Citelis, na quarta-feira, dia 29 de julho, na quinta, dia 30, e na segunda-feira, dia 3 de agosto, a autarquia da cidade do Luxemburgo decidiu retirar de circulação 14 autocarros do mesmo tipo, até conseguir determinar com certeza a origem dos incidentes”, pode ler-se na nota enviada hoje às redações.

Os incêndios podem ter tido origem num curto-circuito ou num alternador defeituoso.

Como medida de precaução, a frota vai ser sujeita a testes para apurar se se trata efetivamente de um alternador defeituoso, caso em que os autocarros em causa serão definitivamente retirados de circulação.

Na quinta-feira passada, um espetacular incêndio de um autocarro na avenue de la Porte Neuve, na capital, obrigou a interromper o trânsito naquela movimentada avenida. O incidente não provocou feridos.

O caso está longe de ser isolado, denuncia a FNCTTFEL. Um dia antes, um autocarro do mesmo modelo terá começado a deitar fumo, nas instalações do serviço de autocarros. Sexta-feira, novo incidente, mas em França, em Metz-Magny.

Já esta segunda-feira, durante a manhã,  os bombeiros foram obrigados a intervir quando um autocarro começou a deitar espessas nuvens de fumo, na zona da Gare, na cidade do Luxemburgo.

Fonte: Jornal Contacto

Facilite a gestão dos percursos e consumos dos veículos da sua frota com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply