A manutenção preventiva e a sua importância para o camião e para a redução dos períodos de inatividade

0

Apostar na manutenção de prevenção é, por norma, uma jogada inteligente para motoristas e empresas de transporte. A quantidade de tempo gasta durante uma verificação é certamente menos penalizadora do que a de uma paragem na estrada, motivada por situações evitáveis. Tais interrupções forçadas afetam a produtividade da empresa, o normal decurso de um serviço e podem até contribuir para comprometer a satisfação do cliente. Por esses motivos e mais alguns, o blog da Iveco lista aquilo que não deve ficar esquecido num exercício frequente de manutenção preventiva.

 

*Texto escrito segundo as normas do português do Brasil.

Quem aí já teve que fazer uma parada inesperada durante a viagem? Além de causar uma grande dor de cabeça ao estradeiro, esse tipo de episódio pode pesar, e muito, o bolso. Por esse motivo, é muito importante que o motorista faça a manutenção preventiva do bruto antes de colocar o pé na estrada.

Pensando nisso, o Blog da Iveco preparou algumas dicas para o estradeiro que deseja fazer a manutenção preventiva do caminhão.

  • Além de checar óleos e filtros, a manutenção preventiva deve conferir os reapertos, regulagens em geral, pneus, conjunto de reboque, ou seja, o conjunto completo do seu caminhão. Caso o seu caminhão tenha regulagem de freio [regulação de travão], não se esqueça de conferi-los também.
  • Uma simples regulagem pode reduzir o desgaste de lona de freio, item que melhora a eficiência e redução no risco de acidentes durante a viagem.
  • O terminal de direção também deve ser checado. Se ele estiver com folga pode causar o desgaste prematuro dos pneus, aumentar a resistência ao rolamento e provocar o aumento de consumo de combustível.
  • A falta de regulagem de válvula e unidades influencia no bom funcionamento do motor e no aumento do consumo de combustível, óleo lubrificante e aumento da emissão de gases poluentes.
  • Lembre-se também de ler as indicações do fabricante. Isso contribui no desempenho do caminhão e na durabilidade de todos os componentes.

Faça a manutenção preventiva e garanta a segurança, conforto e economia.

Fonte: Blog Iveco | Fonte (imagem): Iveco.com

Já é possível fazer a descarga à distância dos dados de condução. Saiba como.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply