Ford lança nos EUA gama de carrinhas pick-up com alta tecnologia para trabalhos pesados

0

A norte-americana Ford lançará no próximo ano, no seu país de origem, uma nova série de pick-ups robustas e superapetrechadas de tecnologia, preparadas para um sem-número de operações de trabalhos pesados. Denominadas Super Duty, um nome que parece inspirar-se, por um lado, na expressão hard duty (“trabalhos pesados”), ao mesmo tempo que evoca a abundância de equipamentos presentes no veículo, as novas pick-ups serão comercializadas no mercado norte-americano.

A Ford apresentou a sua nova linha de carrinhas pick-up Série F para trabalhos pesados, dotadas de alta tecnologia, que será vendida no mercado da América do Norte a partir do próximo ano. Denominada Super Duty, a pick-up conta com os modelos F-250, F-350 e F-450, nas versões XL, XLT, Lariat, King Ranch e Platinum, com especificações que incluem alta capacidade de carga e reboque, chassis super-robusto e opções de motores V8 e V10 a gasolina e V8 diesel. Tal como a pick-up F-150, que é mais leve, estes novos modelos têm carroçaria de alumínio e vários recursos inteligentes de assistência.

As pick-ups são veículos “tradicionais” no mercado norte-americano. Os novos modelos adicionam a esse lado tradicional dezasseis tecnologias inéditas no segmento que facilitam a condução e o trabalho. Uma grande novidade é a introdução de sete câmaras de alta resolução que dão uma visão de 360º em torno do veículo, além de uma ajuda de grande utilidade quando se transporta reboque. Outros recursos úteis numa grande variedade de operações incluem a assistência em manobras de engate e marcha atrás, bem como o monitoramento de pressão dos pneus do reboque.

A par de ser mais leve devido à carroçaria de alumínio, a nova Série F Super Duty tem um chassis de aço até 24 vezes mais resistente do que as versões anteriores da linha. Os componentes da transmissão, eixos e tração são dimensionados para trabalhos pesados. No total, o peso das pick-ups foi reduzido em até 158 kg.

A direção adaptativa dá mais confiança em situações de reboque de cargas pesadas e manobras em canteiros de obras. As opções de motores são o V8 6.7 Power Stroke diesel, V8 6.2 a gasolina e V10 6.8 a gasolina, este último exclusivo para as versões chassis. Há três opções de cabines – Regular, SuperCab e Crew Cab – com novo design interno, além de vários acessórios exclusivos para facilitar o transporte de carga e equipamentos.

A linha Super Duty traz também sistema de conectividade SYNC com ecrã de 8 polegadas, sistema de alerta de ângulos mortos, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistência de travagem e uma tecnologia avançada de LEDs nos faróis, lanternas traseiras, retrovisores e iluminação da caixa de carga.

Fonte: Folha Vitória (adaptado)

Proteja a sua frota de veículos – torne-os localizáveis.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply