“ Estrada da morte ” e agora também “ estrada da vergonha ”

0

A “estrada da morte”, onde na passada quinta-feira morreram 12 portugueses, está agora a ser apelidada de “estrada da vergonha”, uma vez que os habitantes e responsáveis locais já há muito tempo que alertavam para a necessidade de requalificar a via, aumentando assim as condições de segurança.

A estrada nacional francesa está por estes dias a ser alvo de particular atenção. Local habitual de passagem de vários viajantes de longa distância – seja para o transporte de mercadorias, seja para transporte de passageiros (nomeadamente turistas e emigrantes).

A via onde a tragédia de quinta-feira à noite aconteceu é uma apenas das partes do “tronco” principal da Estrada Centro Europa Atlântica (RCEA, na sigla francesa). O acidente da noite de quinta-feira aconteceu na Estrada Nacional 79 em Montbeugny, na comuna de Moulins. Vitimou 12 portugueses, entre eles uma criança e um adolescente, apenas sobrevivendo o condutor desta carrinha e os dois condutores do pesado de mercadorias também envolvido no acidente.

A forma como o jornal regional La Montagne enquadra o acidente é sinal de como esta estrada é tantas vezes lembrada pelas piores razões: “A RCEA acordou de luto uma vez mais, esta sexta-feira”. O jornal fez a conta às vítimas dos últimos anos: em 2010 já ali morreram 14 pessoas; no ano seguinte, dez; em 2012, quatro; em 2013, cinco; em 2014, mais três; e em 2015, outras cinco.

Resta saber se este mediático caso, poderá motivar uma intervenção na estrada, melhorando desta forma as condições de segurança da via.

Fonte: Público

Siga os percursos da sua frota de pesados por terras francófonas e em mais de vinte países europeus – saiba como aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply