Em Espanha Mega Camiões só nestas condições

0

Têm 25,25 metros de cumprimento e pesam até 60 toneladas, estes são os Mega camiões que a partir de Fevereiro deverão poder circular pelas estradas espanholas mediante pedidos de autorização. Este processo terá no entanto um caráter experimental, garante o Governo Espanhol.

Mas quais serão as regras de circulação?

  • Poderão apenas fazer percursos inferiores a 150 quilómetros
  • A velocidade máxima permitida é de 80 km/h
  • Se nas autoestradas e vias rápidas têm liberdade para efetuar ultrapassagens, em faixas com apenas uma faixa em cada sentido não poderão ultrapassar veículos que circulem a mais de 45km/h.

E as transportadoras?

As transportadoras terão de realizar um pedido à DGT, para obtenção de uma licença denominada EMS, que terá a validade de um ano mas não irá abranger os territórios da Catalunha e País Basco.

Em cada viagem, as transportadoras deverão comunicar a utilização destes veículos à DGT, via correio electrónico, no prazo máximo de sete dias, tendo igualmente de indicar as horas de início e término da viagem, itinerário e distância percorrida.

As transportadoras terão de cumprir ainda os seguintes requisitos:

  • Suspensão pneumática
  • Espelhos com detetores de ângulo morto
  • Sistemas de aviso de saída de faixa de rodagem; assistência à travagem de emergência; de travagem automática de emergência ou de alerta de colisão e de controlo eletrónico de estabilidade
Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply