Dresden tem um novo autocarro elétrico da Solaris que se alimenta de energia reciclada

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O autocarro elétrico Solaris Urbino 12 Electric é a mais recente “contratação” da DVB para o serviço de transporte público da cidade alemã de Dresden. Este autocarro elétrico recarrega baterias em menos de cinco minutos e vem equipado com um sistema de pantógrafo, uma tecnologia que a Scania começará a explorar nos seus camiões durante o próximo ano. Para além de menos poluente, este veículo “pratica” a reciclagem, já que a energia de que se alimenta provém das travagens dos elétricos que circulam naquela cidade.

O operador de transportes públicos da cidade alemã de Dresden, DVB, colocou ao serviço regular o autocarro elétrico Solaris Urbino 12. O autocarro vem equipado com um sistema de pantógrafo, que permite carregar a bateria através de uma catenária instalada no final de cada carreira, uma operação que demora entre três a quatro minutos.

O Solaris Urbino 12 Electric da DVB recebeu um motor elétrico de 160 kW e uma bateria com uma capacidade de 200 kWh, o que permite uma operação sem interrupções em cada circulação. Está previsto que o autocarro percorra diariamente cerca de 300 quilómetros na carreira 79 que estabelece a ligação entre os bairros de Mickten e Übigau. As baterias serão carregadas, ao longo do dia, através de um pantógrafo montado no teto do veículo, enquanto em período noturno o carregamento será efetuado num posto de carga na estação de recolha.

O sistema de carregamento da bateria está integrado na infraestrutura de paragens dos autocarros. Pela primeira vez na Alemanha, a estação de carga é alimentada pelo sistema de alimentação dos elétricos, sendo possível utilizar a energia recuperada pelos elétricos durante as travagens para carregar o autocarro. Isto contribui para reduzir significativamente os custos de operação do autocarro.

A aquisição do autocarro elétrico Urbino 12 faz parte do projeto “Electric Bus Line 79”, desenvolvido no âmbito do programa “Electric mobility connects” do estados federados da Baviera e da Saxónia. O “Electric Bus Line 79” é um dos 40 projetos do programa, que recebeu um financiamento de 1,1 milhões de euros do ministério alemão dos Transportes e da Infraestrutura Digital.

Por: Carlos Moura | Fonte: Transportes em Revista

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