Detido condutor de camião abandonado na Áustria com 71 vítimas mortais

0

Já foi localizado e detido o condutor do camião abandonado ontem encontrado na Áustria contendo no seu interior dezenas de cadáveres de presumíveis migrantes ou refugiados. A par do motorista foram detidos outros sete suspeitos de estarem ligados à rede de tráfico de pessoas.

A política húngara deteve o condutor do camião que foi encontrado abandonado no leste da Áustria com os cadáveres de 71 pessoas. De acordo com uma declaração da polícia húngara, o homem é romeno.

O jornal Krone noticia ainda a detenção de sete pessoas ligadas à rede de tráfico de pessoas que terá sido responsável pelas mortes das pessoas dentro do camião, que terão morrido de asfixia. De acordo com o jornal, as autoridades suspeitam que os alegados líderes deste grupo de traficantes estão na Roménia.

O número de mortos dentro do camião subiu hoje para 71, superando a estimativa inicial que apontava para entre 20 e 50 cadáveres.

Os corpos foram encontrados num camião abandonado na autoestrada A4, entre o lago Neusiedl e a localidade de Pandorf, no estado federado de Burgenland, na fronteira com a Hungria.

Não foram avançadas informações sobre as nacionalidades, idades ou origem das vítimas, mas a polícia austríaca no leste do estado de Burgenland convocou uma conferência de imprensa para as 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa).

A polícia lançou uma operação para encontrar o motorista do veículo pesado, estacionado durante várias horas na berma da autoestrada.

O camião frigorífico, de 7,5 toneladas, tem matrícula húngara e símbolos de uma empresa avícola eslovaca.

As vítimas terão morrido asfixiadas, quando viajavam de forma ilegal, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria.

Dezenas de milhares de refugiados das guerras no Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram os Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.

A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona Schengen, de livre circulação comunitária, a partir do qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia.

Fonte: Lusa

Facilite a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply