Daimler Trucks apresenta camião elétrico para transporte de mercadorias

0

A Daimler Trucks apresentou em Estugarda a sua visão para o futuro do transporte de mercadorias, com o lançamento de um camião totalmente elétrico, o Mercedes-Benz Urban eTruck.

O veículo, que tem uma autonomia para 200 quilómetros, está ainda numa fase de desenvolvimento mas a fabricante germânica acredita que estará pronto no início da próxima década, dando um passo importantíssimo na diminuição do impacto ambiental causado pelo transporte de mercadorias.

A Daimler Trucks apresentou a sua visão para o futuro do transporte de mercadorias com o lançamento de um camião 100% elétrico, Mercedes-Benz Urban eTruck

O Urban eTruck

Este camião de distribuição está assente em três eixos e tem capacidade para transportar até 26 toneladas de peso. O motor é alimentado por um conjunto de três baterias, tendo o veículo cerca de 335 CV de potência (uma dupla de motores com 125 kW cada) com um binário máximo de 1000 Nm.

A Daimler Trucks apresentou a sua visão para o futuro do transporte de mercadorias com o lançamento de um camião 100% elétrico, Mercedes-Benz Urban eTruck

A engenharia da Daimler Trucks repensou o modelo de propulsão do veículo, substituindo a tradicional cadeia cinemática por um eixo traseiro equipado com motores elétricos instalados nos cubos da roda. Esta solução é , aliás, uma derivação do eixo traseiro elétrico aplicado no autocarro hibrido Mercedes-Benz Citaro.

O membro do conselho de administração da Daimler AG, Wolfgang Bernhard, fala das alterações feitas ao sistema de propulsão “Antes a propulsão elétrica tinha uma utilização muito limitada nos camiões. Os custos, desempenho e tempo de recarga desenvolveram-se tão rapidamente que agora existe uma inversão da tendência no setor da distribuição” afirma o responsável que abre portas a novos passos estratégicos “Queremos estabelecer a condução elétrica tanto quanto autónoma e a conectada”.

A Comissão Europeia

Este anúncio da Daimler, surge numa altura em que a Comissão Europeia está a mostrar recetividade quanto ao aumento do peso bruto de uma tonelada em camiões equipados com motorizações alternativas, permitindo um equilíbrio de peso acrescido no sistema de propulsão elétrica. No caso do Mercedes-Benz Urban eTruck o peso bruto passa de 25 para 26 toneladas.

 Fonte: Transportes em Revista e auto.monitor (adaptado)

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Negócios e Empresas

Leave A Reply