DAF XF105 tem nova versão brasileira com potência de 510 CV

0

O camião DAF XF105 está mais potente graças a um novo motor de 12.9 litros e 510 CV de potência. Esta nova versão do XF105 foi lançada no Brasil e não afeta as opções anteriormente disponíveis, com motorizações de 410 CV ou de 460 CV, que continuam no mercado. Este novo modelo está em montagem na fábrica da DAF em Ponta Grossa, no Brasil, e será vendido nas mesmas configurações que as versões de 410 CV e 460 CV, com tração 6×2 ou 6×4.

“Este lançamento torna o nosso portfólio de produtos ainda mais completo, atendendo às necessidades de movimentação de cargas dos clientes”, afirma Jorge Medina, Diretor de vendas e marketing da DAF Brasil.

O novo modelo conta com um motor Paccar MX375 de seis cilindros em linha, que entrega uma potência de 510 CV e um torque máximo de 2.500 Nm (1.050 a 1.410 rpm). Desenvolvido no Centro Técnico da fabricante, localizado na Holanda, este motor recebeu algumas adaptações que melhor o adequaram ao mercado brasileiro, para além de ter sido submetido a um extenso programa de testes nas estradas daquele país, os quais serviram para avaliar o seu desempenho com o conjunto motriz do XF105 nacional.

“Os resultados das avaliações foram surpreendentes e o maior torque e potência adaptaram-se perfeitamente às diversas condições geográficas do Brasil, em diferentes combinações de eixo e carga”, diz Felix Hendriks, diretor de desenvolvimento de produto da DAF. Hendriks sublinha que o bloco e o cabeçote do motor são produzidos em ferro fundido vermicular (CGI), que agrega 200% mais de resistência à fadiga térmica comparativamente ao material convencional.

O CGI proporciona mais 75% de força face ao ferro convencional e, para além disso, segundo Hendriks, torna o motor mais silencioso – uma característica típica dos modelos da DAF.

Fonte: HD Magazine (adaptado) | Fonte (imagem): DAF

Facilite a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia e Inovações

Leave A Reply