DAF quer reduzir em 5% o consumo de combustível dos seus modelos

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A DAF quer reduzir em cerca de 5% o consumo de combustível dos seus modelos na Europa. Ao longo do ano, a DAF aplicará nos seus camiões pesados rodoviários o conceito DAF Transport Efficiency, uma estratégia de otimização energética que ajuda a melhorar o consumo dos veículos em cerca de 5%. Desta forma a DAF poderá acompanhar a evolução que os seus principais concorrentes têm apresentado ao mercado.

Melhorias nos motores Paccar MX-11 e MX-13 ajudaram a reduzir o consumo de combustível em até 2%.O programa DAF Transport Efficiency inclui novas tecnologias e serviços complementares destinados, em ambos os casos, à redução de custos operacionais. Com algumas dessas melhorias, os motores Paccar MX-11 e Paccar MX-13 conseguiram melhorar o rendimento, até ao momento, em 2%. Mais concretamente, o motor MX-11 já incorpora uma gestão mais avançada do sistema de lubrificação e do processo de combustão graças ao novo desenho nas câmaras, à otimização da injeção e a um software mais sofisticado – este último também aplicado no MX-13.

Por outro lado, os blocos do MX-13 incluem um novo turbo (que incrementa o fluxo de combustível), um desenho do comando de válvulas (que, juntamente com uma renovada gestão do lubrificante, melhora a sincronização das válvulas) e uma bomba de água de duas etapas que trouxe como ganho a redução da perda de energia por fricção.

Graças a tudo isso, o motor MX-13 apresenta um maior rendimento do travão-motor de 20%, com uma potência nominal de 489 cv a 2.000 rpm, o que permite dispensar o uso do retarder num bom número de aplicações. Trata-se de um componente pesado, pelo que, graças à sua dispensa, é possível economizar algumas notas de consumo. O comando do travão-motor fica posicionado na coluna de direção e tem três níveis de retenção.

Outra novidade que de destaque é a função Eco Mode – presente nas gamas XF e CF –, que tem reduz em cerca de 10% o torque nas primeiras 11 marchas, em determinadas ações do veículo, ajudando o motorista a diminuir em 1% o consumo de combustível.

Faz também parte do DAF Transport Efficiency a aerodinâmica dos veículos, tanto que eles são dotados de defletores e spoiler. Para as versões com cabine Sleeper Cab foram desenhados novos equipamentos que incluem um defletor de cabine 100 mm maior e defletores laterais  de 2.550 mm que acrescentam um espaço de 50 mm à distância entre o cavalo e o semirreboque. Nos modelos Low Deck (cabine baixa), o defletor superior é ajustável.

A informação do tacógrafo passa a constar também no painel de controlo.Outro item interessante deste pacote elaborado pela DAF é que a informação do tacógrafo se projeta no painel de controlo, o que proporciona ao condutor informações que lhe permitem prevenir infrações ou acidentes. Por fim, a fabricante holandesa inclui a opção Uptime Plus, integrada nos contratos de manutenção e reparação MultiSupport da marca.

Auxiliar o condutor

A DAF desenvolveu também um assistente de rendimento do condutor para as séries LF, CF e XF. Este sistema, opcional, proporciona ao motorista informações relativas ao consumo e de antecipação e comportamento durante as manobras e travagens – dados que também influem no consumo de combustível. A vantagem deste assistente é que atua também sobre o condutor durante o seu trabalho, já que fornece conselhos úteis de condução para conseguir melhorias nos níveis de eficiência e economia.

Novo sistema

A DAF tem disponível na gama de caminhões pesados o Cruise Control Preditivo, sistema opcional que permite ao camião, por meio do GPS, fazer o reconhecimento da rota em conjunto com a transmissão automatizada AsTronic (fabricada pela ZF) e a gestão inteligente de todo o motor. Segundo medições da DAF, foi obtida uma economia de 3%, especialmente em rotas de topografia complicada.

Por: Andrea Ramos (adaptação) | Fonte: Carros online

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