Cimpor será multada pelo transporte ilegal de pet coke (produto petrolífero)

1

O pet coke é um pó preto derivado do petróleo, cujo transporte andava a ser feito ilegalmente, pela Cimpor, no porto de Aveiro. Em causa estão, por um lado, o transporte sem licença, e por outro a sua realização a céu aberto, sendo esta substância, segundo o alerta dado por algumas entidades, poluente e potencialmente perigosa para a saúde pública. A empresa cimenteira já solicitou licença de transporte à Direção Geral de Energia e Geologia, organismo que determinará o valor da multa a pagar.

A Cimpor foi multada por estar a transportar pet coke – um pó preto muito fino derivado do petróleo – a céu aberto no Porto de Aveiro e sem qualquer licença para o fazer, disse hoje o ministro da Energia e do Ambiente no Parlamento, Jorge Moreira da Silva. No entanto, não adiantou qual o valor da coima porque diz que o processo foi acionado apenas na segunda-feira, 9 de fevereiro, e ainda não está definido o valor a pagar.

Segundo o governante, este processo está a cargo da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) a quem a Cimpor também já pediu a licença para poder continuar a efetuar o transporte, agora de forma legal, contudo, “isso não isenta a empresa de responsabilidades”, acrescentou Moreira da Silva.

O ministro adiantou ainda que estão a ser feitas análises à qualidade do ar, em parceria com a Universidade de Aveiro, e que até agora não foram encontrados quaisquer riscos para a saúde da população.

No entanto, voltou a referir que “isso não isenta a empresa de responsabilidades”.

Moreira da Silva acrescentou ainda que também está a avaliar o que se passou nos vários departamentos do ministério e que estão a estudar um novo modelo de licença para estas situações de transporte de produtos a céu aberto.

O alerta para toda esta situação foi dado pela RTP numa reportagem transmitida no início do ano onde se referia que a Cimpor estaria a transportar o pet coke a céu aberto no Porto de Aveiro sem licença há já dois anos e que só teria pedido a licença no final de 2014. Consequentemente havia várias casas na Gafanha da Nazaré que estariam cobertas com este pó preto.

Mais tarde, o Bloco de Esquerda veio alertar para os perigos do pet coke para a saúde pública.

Fonte: Dinheiro Vivo | Fonte (imagem): Observador

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply