CE planeia multar Grã-Bretanha por cobrança de portagens injusta a pesados

0

Comissão Europeia (CE) planeia processar a Grã-Bretanha por portagens injustas a camiões estrangeiros. O governo britânico tinha introduzido o pagamento de 10 libras por dia para nivelar “o campo de jogo” em favor dos camionistas locais que têm de pagar portagens no continente europeu.

O presidente da CE, Jean-Claude Junker´s terá admitido de forma privada, que em cima da mesa estaria uma forte penalização a ser imposta à Grã-Bretanha e caso esta medida de cobrança de portagens seja considerada ilegal pelo Tribunal Europeu da Justiça, o governo britânico estará sujeito a uma pesada multa.

Alegadamente terá sido utilizado o argumento de que os cerca de 100 mil camionistas de pesados de mercadorias estrangeiros que realizam perto de 1,5 milhões de viagens para o Reino Unido todos os anos, teriam de pagar esta taxa, sendo esse valor utilizado para reparar as estradas que eles próprios utilizam abundantemente.

Oficialmente este tema parece ser ainda um tabu, uma vez que se aproxima a votação que irá determinar a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, sendo que qualquer crispação de relações poderá influenciar este processo.

Fonte: Mail Online (adaptado)

Siga os percursos da sua frota de pesados por terras francófonas e em mais de vinte países europeus – saiba como aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply