Carros automáticos: Embate com camião provoca a primeira vítima mortal

0

Joshua Brown, antigo SEAL e um entusiasta pela tecnologia, foi o primeiro condutor a sofrer um acidente mortal num carro com condução autónoma. Joshua viajava num Tesla modelo S quando colidiu com um camião.

O acidente terá ocorrido a 7 de Maio. De acordo com o Daily Mail, que obteve depoimentos do camionista, o homem estava a assistir a um filme no momento do acidente. A polícia não menciona tal informação nos seus relatórios.

O camionista, Frank Baressi, de 62 anos, revela como tudo aconteceu: “Ele passou tão rápido pelo camião que eu nem o vi” acabando por bater “contra um poste de eletricidade ao fundo da estrada”.

O sistema de piloto automático não detetou o camião e o condutor também não acionou os travões do carro.

O responsável máximo da Tesla, Elon Musk, já veio a público mostrar as suas condolências pelo acidente, não deixando porém de defender os seus carros.

A justificação da Tesla

“Esta é a primeira fatalidade conhecida em mais de 130 milhões de milhas” (cerca de 200 milhões de quilómetros). Em todo o mundo, explica a marca, “existe uma fatalidade a cada 60 milhões de milhas” (cerca de 96 milhões de quilómetros).

A marca explica que “nem o piloto automático nem o condutor se aperceberam da parte lateral branca do camião, contra um céu muito iluminado, e por isso o travão não foi acionado”. O comunicado diz que o impacto aconteceu em “circunstâncias extremamente raras”, visto que a traseira do camião embateu no pára-brisas do automóvel. Se o impacto tivesse sido na frente ou na traseira do Tesla S, admite a fabricante, “o sistema de segurança teria, provavelmente, prevenido danos graves, como tem acontecido em numerosos outros acidentes”.

A marca lembra que, sempre que o piloto automático é acionado num carro Tesla, o condutor é alertado pela seguinte frase: “Mantenha as mãos no volante. Esteja preparado para tomar o controlo a qualquer momento”.

Fonte: Observador (adaptado)

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply