Camionistas belgas bloqueiam fronteiras com França e Luxemburgo

0

O Sindicato dos camionistas belgas anunciou que deverá voltar a bloquear as estradas nas fronteiras com França e Luxemburgo, numa ação de protesto contra o imposto de circulação para os veículos pesados e mercadorias, revelou ontem o jornal “Le Soir”.

As ações de bloqueio às rotas de acesso a França e Luxemburgo estavam agendadas para o início da noite de ontem, revelou o sindicato dos camionistas.

As operadoras de transporte contestam o imposto por quilometragem para os veículos com mais de 3,5 toneladas que entrou em vigor a 01 de abril, dado o impacto que esta taxa pode ter sobre a sua atividade e também sobre o congestionamento do trânsito.

Segundo os sindicatos, a um camião que faça 80 mil quilómetros num ano, é, agora, cobrada uma taxa de 8.000 euros, face aos 1.250 cobrados até à data.

Esta medida implementa um novo sistema de taxamento por quilómetro percorrido (ecotaxa), que veio substituir a eurovinheta, algo que está a provocar o natural descontentamento das empresas de transporte.

Os camionistas portugueses já sentem dificuldades com este cenário, estando mesmo a redefinir as suas rotas de forma a “fugir” a estes bloqueios que deverão estender-se até sexta-feira, revelou a Antena 1.

Fonte: Rádio Renascença e Antena 1

Siga os percursos da sua frota de pesados por terras francófonas e em mais de vinte países europeus – saiba como aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply