Camiões autónomos atravessam estradas europeias em semana de debates

0

Uma semana para pensar o futuro da camionagem, com particular destaque para a condução autónoma. Foi também uma semana que colocou, pela primeira vez, camiões de carga a circular por toda a Europa.

Terminou a European Truck Platooning Challenge, um evento que juntou algumas das principais empresas do setor como a Scania, a Volvo, Daimler entre outras, tendo sido organizado pelo governo holandês.

As dúvidas sobre se esta solução será a ideal mantêm-se por todo o setor, sobretudo camionistas profissionais que temem a perda e eliminação de postos de trabalho, duvidam que o seu trabalho possa ser substituído com a mesma eficácia perante cenários imprevistos.

O evento European Truck Platooning Challenge

Em pequenos comboios, e naquilo que é denominado de “platooning”, os camiões de carga percorreram autonomamente as estradas do percurso. Mas nem todos os veículos de conduziam a si próprios.

A experiência implicava a existência de um pesado líder em cada comboio que definia a velocidade e a rota, que os outros veículos seguiram automaticamente. Uma ligação Wi-Fi garantia que as acelerações e travagens eram feitas em simultâneo, em sintonia.

Os camiões não estiveram sempre em modo automático e sim apenas quando as condições de tráfego foram consideradas normais nas estradas percorridas. Dentro de todos veículos havia um “condutor de verdade” para garantir o controlo dos mesmos caso surgisse algum problema.

Os camiões partiram de bases diferentes em três países europeus e terminaram as suas rotas em Roterdão, na Holanda, no passado dia 6 de abril. O minicomboio da Scania foi o que percorreu mais quilómetros, passando pela Suécia, Dinamarca e Alemanha até chegar ao país de destino.

Fonte: Sapo Tek (adaptado)

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply