Camião movido a gás atravessa a Europa pela primeira vez

0

Um camião da empresa Transordizia, da região basca de Irún, foi o primeiro pesado movido unicamente a gás natural liquefeito a atravessar a Europa. A viajem foi realizada entre Madrid e Hamburgo, no início deste mês.

Esta viajem é o culminar de um trabalho desenvolvido durante 3 anos pela transportadora basca. Desde então, a empresa tem vindo a estudar a possibilidade de vir a constituir uma frota completamente formada por camiões a gás natural liquefeito em vez do diesel.

No início deste projeto a Transordizia esbarrou na falta de autonomia dos veículos a gás e também no escasso número de pontos de abastecimento.

Apesar das dificuldades, o projeto começou a ganhar força em 2014 quando a transportadora adquiriu um Iveco 330 GNL. Durante este ano a ideia consolidou-se com a incorporação de um tanque que permite duplicar a autonomia, chegando aos 1 300 quilómetros.

A Transordizia, transportadora especializada no transporte internacional de veículos industriais, foi fundada em 1989. Na sua frota conta co veículos das principais fabricantes do mercado: Iveco, Daimler, Volvo, Scania, MAN e Irizar.

Fonte: Grupo Carreras (adaptado)

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply