A Bosch mostra o que irá mudar na relação entre camionistas e camião

0

Nós sabemos que nos temos vindo a repetir nos últimos tempos. Mas a verdade é que a IAA – Exposição Internacional de Veículos Comerciais – não está a deixar ninguém indiferente às suas apresentações. As marcas vieram em peso e em força. O futuro discute-se, apresenta-se e constrói-se. Para a Bosch os próximos anos do setor dos transportes são mais do que evidentes, com um novo papel para os camionistas e camiões.

Para a Bosch os próximos anos do setor dos transportes são mais do que evidentes, com um novo papel para os camionistas e camiões.

A empresa apresentou os resultados do seu estudo, o “Vision X”, a visão da empresa para os próximos anos do setor. Camião e camionista vão mudar. Como? O membro do conselho de administração da empresa, Markus Heyn, explica “No futuro os camionistas vão deixar de ser apenas condutores e vão passar a ter um papel importante como gestores de logística,” tendo como principais tarefas o planeamento de rotas, processamento de documentos ou ainda gestão dos tempos de viagem.

Daqui a 10 anos, estima a Bosch, o camionista será diferente porque o camião “será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas”, conectado e autónomo.

O platooning ou convoy

As principais fabricantes de camiões já o fizeram, num mega-teste realizado na Europa. Para a Bosch este tipo de condução irá marcar o futuro do setor. Isto porque “será possível combinar os ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento de eficiência que é tão crucial para o setor de veículos comerciais”, disse o administrador da Bosch. Segundo Heyn “A corrente de condução (platooning) permite economia de combustível de até 10 por cento. Isso é um argumento forte na indústria de veículos comerciais.”

Fonte: Pós Venda (adaptado)

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Negócios e Empresas

Leave A Reply