BMW e Scherm introduzem camião 100% elétrico no transporte de componentes

0

O Grupo BMW e o operador logístico Scherm são parceiros na defesa da mobilidade sustentável e demonstram-no com uma prova “de peso”: um camião totalmente elétrico da marca Terberg que passará a assegurar o transporte de componentes entre a fábrica BMW e o centro logístico da Scherm.

Encontramos ao volante do camião elétrico Ilse Aigner, Ministra para os Assuntos Económicos, Media, Energia e Tecnologia.O Grupo BMW e o operador logístico Scherm colocaram em operação um camião totalmente elétrico, com um peso bruto combinado de 40 toneladas, em Munique. O conjunto articulado, trator e semirreboque, utilizará estradas públicas da região para entregar componentes na fábrica de automóveis do construtor alemão de Munique.
O camião utilizado tem como base um modelo do fabricante holandês Terberg e já concluiu os primeiros testes em condições reais. O veículo está agora a ser utilizado em serviço regular e efetua oito deslocações diárias entre o centro logístico do grupo Scherm e a fábrica de Munique do grupo BMW. O conjunto articulado transporta vários componentes para automóveis, como amortecedores, molas e sistemas de direção.
O camião será carregado exclusivamente com eletricidade produzida por fontes renováveis pelo que terá emissões zero. Em comparação com um veículo equivalente a diesel, o camião elétrico evita a emissão anual de 11,8 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
A bateria do camião demora entre três a quatro horas para ser totalmente carregada, oferecendo uma autonomia até 100 quilómetros. Segundo a BMW, este camião poderá, em teoria, efetuar um dia completo de produção sem necessidade de carregamento adicional.

Por: Carlos Moura | Fonte: Transportes em Revista | Fonte (imagens): BMW

Evite os inconvenientes do tacógrafo digital com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply