Áustria: Polícia interceta camião com grupo de 24 jovens refugiados presos em caixa de carga soldada (com vídeo)

0

É mais um “episódio” gerado pela crise migratória. Depois recentemente ter encontrado os cadáveres de 71 refugiados no interior de um camião abandonado, a polícia austríaca intercetou um novo veículo suspeito em Viena. A viatura, cuja caixa de carga ostentava portas e janelas soldadas, transportava ilegalmente 24 jovens refugiados – a maioria deles menores – de origem afegã.


Segundo a imprensa austríaca, a polícia terá intercetado o camião durante a madrugada de segunda para terça-feira. Os jovens adolescentes, a maioria com idades entre os 16 e os 17 anos, eram transportados em condições de tal forma inapropriadas que corriam risco de asfixia, pelo que a ação da polícia poderá ter sido decisiva para preservar as mais de duas dezenas de vidas.

«Os jovens estavam em parte uns sobre outros, de tão pouco espaço que havia», diz Thomas Keiblinger, porta-voz da polícia citado pela agência de notícias austríaca APA.

O condutor do veículo, um homem na casa dos 30, pôs-se em fuga, mas foi detido pela polícia após perseguição e captura por um cão treinado.

O “The Economist” partilhou num tweet este infográfico, onde constam as principais rotas migratórias atualmente percorridas pelos refugiados que querem chegar à Europa.

(clique para aumentar)

A vigilância da fronteira entre Áustria e Hungria foi reforçada no âmbito de uma operação lançada pelo Ministério do Interior no domingo passado, com duração para já indefinida, no âmbito da qual se procede à averiguação de praticamente todos os veículos que levantem suspeitas de se poderem dedicar ao tráfico de pessoas. Estes controlos estão a contribuir para o congestionamento do trânsito, gerando nas autoestradas húngaras filas que podem chegar aos 30 km.

O estado de alerta e as medidas de segurança extraordinários em território austríaco têm na sua origem a descoberta, feita na passada quinta-feira, de 71 supostos refugiados mortos num camião abandonado no leste da Áustria. O conteúdo da caixa de carga do camião está agora a ser analisado pelas autoridades. No total foram já detidas seis pessoas (cinco na Hungria e uma na Bulgária) por suspeitas de ligação ao crime.

A população austríaca tem demonstrado solidariedade para com migrantes e refugiados, tendo juntado milhares de pessoas numa marcha organizada em Viena na segunda-feira.

A par da Áustria e da Hungria, a crise migratória tem afetado muitos outros países europeus, tais como a Grécia, o Reino Unido e a França (em particular na cidade de Calais).

Reportagem: Ricardo Figueira com Andrea Hajagos em Budapeste | Fontes: Euronews | Fonte (infográfico): The Economist

Facilite gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade e Ambiente

Leave A Reply