Aumento da idade para condução de pesados tem oposição do sindicato

0

A idade máxima para condução de veículos pesados de passageiros passou dos 65 anos para os 67, por consequência da alteração imposta pelo decreto-lei publicado na passada sexta-feira. Esta decisão é, no entanto, contestada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (Sitra).

O Sindicato revela, através de comunicado, que o alargamento da idade máxima permitida para a condução de pesados de passageiros “põe claramente em risco a segurança dos passageiros”, sustentando que, “a partir dos 65 anos, as capacidades psicomotoras dos profissionais diminuem sistemática e substancialmente” revela o Sitra.

O mesmo comunicado, inclui ainda duras críticas à decisão do Governo “é inadmissível que o Governo tenha avançado de forma unilateral para a revisão de uma matéria tão importante e estruturante da vida profissional e pessoal dos motoristas, sem ter aberto um processo negocial com vista a integrar e a salvaguardar os interesses dos trabalhadores e dos utentes”.

E o motorista?

Para o presidente do Sitra, Sérgio Monte, não se está a ter em conta a dureza do trabalho de motorista, uma profissão de “desgaste rápido”. O sindicalista considera por isso que a idade deveria manter-se fixada nos 65 anos.

Fonte: Notícias ao Minuto (adaptado)

Mantenha “na linha” a sua frota de pesados de passageiros com localizadores GPS/GSM. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Legislação e Concursos

Leave A Reply